Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/08/2008 -

Audiência pública debaterá situação dos impactados pela hidrelétrica

Audiência pública debaterá situação dos impactados pela hidrelétrica

Patrícia Saturno
Da Redação

Nessa terça-feira, 26, será realizada em Estreito (MA) uma audiência pública para tratar da situação das famílias atingidas com a construção da Usina Hidrelétrica na cidade. A reunião está marcada para as 8 horas, na Câmara Municipal e é voltada para impactados das regiões dos municípios de Aguiarnópolis e Estreito. Para o dia 28 está prevista outra audiência, desta vez, em Carolina (MA).

Segundo um dos coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Cirineu da Rocha, a reunião foi proposta pelo Ibama e deve contar com a presença de representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal do Tocantins e Maranhão, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e do Incra, além dos próprios atingidos pela construção.

Para ele, esse será um espaço de discussão e apresentação de propostas. O MAB pretende debater, entre outras questões, o tratamento dado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) às famílias da área rural e o realocamento de dos atingidos nas áreas urbanas, bem como o reconhecimento dos barraqueiros, pesqueiros e barqueiros como sendo atingidos pela obra.

Impactados pela barragem no entorno do Rio Farinha, moradores estão preparando um abaixo assinado a ser entregue ao Ministério Público Estadual. A reivindicação está relacionada ao pagamento das indenizações. Graciete Araújo Diniz, uma das impactadas pela barragem, afirmou ao Portal CT que o consórcio não teria utilizado os critérios adequados para definir os valores das indenizações. “Como eles estão fazendo, vamos ser prejudicados. Não é desse jeito que eles estão querendo”, afirmou.


32 visualizações