Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/08/2008 -

Baixa umidade deixa o Tocantins em alerta

Baixa umidade deixa o Tocantins em alerta

Palmas - Até o fim desta semana, a umidade relativa do ar deve atingir a mínima de 15% no Tocantins, segundo informou a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice tolerável é fique acima dos 30%. Entre 20% e 30%, o índice é de estado de atenção; entre 12% e 20% é considerado estado de alerta; e abaixo de 12% é estado de emergência.

Segundo a Sedec, até sábado, a presença de uma massa de ar seco provocará baixos índices de umidade relativa do ar em quase todo o território tocantinense. Além do Tocantins, o alerta também é direcionado para os estados do Maranhão; Piauí; Bahia; Rondônia; Mato Grosso; Minas Gerais; Goiás; São Paulo; Mato Grosso do Sul; Pará e ao Distrito Federal.

O tenente-coronel e coordenador adjunto da Defesa Civil do Tocantins, Dodsley Yuri Tenório Vargas, orienta a população que, nesse período de baixa umidade do ar, devem ser evitadas atividades ao ar livre e exposição excessiva ao sol, entre 10 e 17 horas. “Especialmente entre às 14 e às 16 horas, quando os índices caem mais.” Outra preocupação citada pelo tenente-coronel Yuri é que no tempo seco aumenta o risco de incêndios. “O motorista deve evitar jogar pontas de cigarro ou fósforos acesos pela janela do carro em lugares onde possui mata seca”.

A administradora Anette Silingowschi, 39 anos, conta que só realiza suas caminhadas cedo. “No máximo, termino às 8 horas, para evitar o excesso de sol e ar seco”. Anette sempre carregar uma garrafinha de água durante o exercício físico. (S.M.)


60 visualizações