Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/09/2008 -

Capital pode ficar sem abastecimento de água

Capital pode ficar sem abastecimento de água

Mananciais da Capital estão com níveis abaixo do normal
para captação de água; Pode haver racionamento

Eduardo Lobo
Palmas

O palmense poderá ser atingido pela falta de água se não chover nos próximos dias. Foi o que assinalou ontem, ao Jornal do Tocantins (JTo) , a Companhia de Abastecimento de Água do Tocantins (Saneatins). Das quatro Estações de Tratamento de Água (Etas) que a companhia possui em Palmas, somente a de Taquaruçu (Eta 007) está funcionando com volume de água acima do normal. Lá a vazão mínima de captação é de 11 litros por segundo e a faixa de captação está em 49,59 litros por segundos. As outras quatro Etas da Capital (006- Ribeirão Taquaruçu, 005 - Córrego Brejo Comprido 003 - Córrego Água Fria), estão funcionando bem próximas da vazão mínima de captação ou abaixo do necessário. A Saneatins, informou ao JTo, que deve veicular nos próximos dias, uma campanha educativa para conscientizar a população dos riscos que o uso indiscriminado da água potável pode acarretar.

De acordo com os dados, a situação mais crítica é a da Eta 003, que tem a vazão mínima de captação em 36,58 litros por segundo, sendo que o necessário seria 100 litros por segundo. A estação abastece parte da região Norte e complementa a Eta 005 (Abastece parte do Centro do Plano Diretor e a região Norte).

A Eta 006, é a que tem maior dimensão no abastecimento da população da Capital, 66%. Ela abastece a parte Sul de Palmas (Taquaralto, Aurenys e bairros próximos) e o Centro Sul do Plano Diretor. Em junho deste ano, a ETA 006 tinha vazão de 1.606,88 litros de água por segundo. Já em agosto caiu para 870,39 litros de água por segundo e veio a 508 litros de água por segundo neste mês. A capacidade de captação da estação é de 500 litros por segundo, a Eta 006 está funcionando praticamente em seu limite.

FALTA DE ÁGUA
A secretária do lar Gleiciane Costa Barros afirma que na sua quadra, a 503 Norte (Arno 61) está faltando água com muita freqüência. ?Aqui na casa onde trabalho (508 Norte - Arne 64) está faltando água sempre. Os meus vizinhos todos estão reclamando da falta de água?, afirma. A Saneatins não confirma que na região Norte da Capital há falta de água, porém informa que o problema pode ser em decorrência do baixo fluxo do recurso hídrico nas tubulações.

CONSCIENTIZAÇÃO
O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutor em Recursos Hídricos, Fernan Vergara, disse ao JTo, que o assoreamento nos córregos, pode ser um motivo para um futuro racionamento de água na Capital. ?O problema é que a demanda pela água tem aumentado muito, isso em decorrência do aumento do número de habitantes e do uso industrial?, diz. Segundo ele, falta conscientização. "A população também não ajuda e acha que tendo dinheiro para pagar, pode usar como e quanto quiser. A Saneatins não produz água, ela capta?, ressalta.

Como evitar desperdício
Ao escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira.
No banho, feche a torneira quando for se ensaboar.
Regular a válvula do vaso sanitário, se ela estiver desregulada, o consumo pode triplicar. Verifique se a válvula está regulada e se há vazamentos.Feche a torneira ao ensaboar as louças.
Deixe acumular roupas para lavá-las de uma só vez e só ligue a máquina de lavar quando estiver na capacidade máxima.
Lavar o quintal e a calçada com vassoura e balde. Não use mangueira para varrê-los.
Molhe as plantas pela manhã ou à noite com o regador. Mangueira gasta mais água.
Lave seu carro com um balde, não com a mangueira.


36 visualizações