Aliança - Vereadores do PMDB são contados para vice,
situação que começa a ser resolvida hoje, após anúncio
Daniel Machado
Palmas
O governador Marcelo Miranda (PMDB) confirma, hoje, em evento político no auditório da Assembléia Legislativa, o apoio público à candidatura da deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) à Prefeitura de Palmas. Nilmar governou a Capital de 2001 a 2004, mas foi derrotada por Raul Filho (PT) quando tentou buscar a reeleição.
No domingo, a parlamentar recebeu um importante apoio para sua pré-candidatura com a rejeição dos peemedebistas à candidatura do deputado estadual Eli Borges (PMDB) ao Paço Municipal e colocaram o partido na coligação com o DEM de Nilmar. Esta ação era o que faltava para o governador Marcelo anunciar o respaldo público à ex-prefeita.
Para o ex-deputado estadual José Augusto Pugliese, considerado dentro do PMDB como principal articulador pela coligação do partido com o DEM, o apoio do governador a uma candidata de partido inimigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai prejudicar a relação da administração estadual com o Palácio do Planalto.Segundo Pugliese, Lula não está interferindo nas eleições municipais. Ele citou o caso da Bahia, no qual há um ministro que é contra o candidato do PT em Salvador.
O vice
Em relação ao candidato a vice de Nilmar, Pugliese afirmou que hoje o assunto começa a ser resolvido. Ele defendeu a escolha de um vereador da cidade e sustentou que isso facilitaria a composição proporcional.
Caso se confirme essa tendência, a esposa de Pugliese, Cirlene, que é vereadora na Capital pode ser beneficiada direta ou indiretamente. Abre-se a possibilidade da própria Cirlene ser escolhida e, também, porque a escolha de um dos outros dois vereadores da sigla -Evandro Gomes e Carlos Braga- ajudaria a viabilizar uma provável candidatura de Cirlene à reeleição.
Enquanto isso, Evandro Gomes reafirmou o interesse em ser candidato a vice. Ele salientou que o assunto tem que ser bem debatido e a escolha não pode ser imposta. Com o mesmo discurso de Pugliese, disse que a opção por um vereador facilita a montagem da chapa proporcional. Cordial, lembrou que o atual presidente da Câmara, Carlos Braga, também é um “excelente quadro” para a majoritária.
Braga, por sua vez, foi mais cauteloso e preferiu não fazer uma auto-indicação. Ele ressaltou que ser lembrado é muito bom e frisou se sentir honrado pela cogitação. Mesmo cauteloso, frisou que gostaria muito que um vereador fosse escolhido. Para ele, isso mostraria que Casa tem feito “um bom trabalho”.
Vice |
|
Os vereadores Cirlene Pugliese, Evandro Gomes e Carlos Braga são tidos como possibilidades à majoritária, em razão de que a escolha poderia facilitar a composição proporcional |