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15/07/2008 -

iCandidato garantirá a melhor campanha via internet no Tocantins

iCandidato garantirá a melhor campanha via internet no Tocantins

Da Redação

A ArtemSite Tecnologia em WebSites já está comercializando o projeto iCandidato para dar suporte para que os candidatos às eleições de 2008 façam sua campanha via internet de acordo com a legislação eleitoral. O projeto vai oferecer sites modernos e interativos e conteúdo para garantir que os candidatos possam divulgar suas idéias e interagir com os eleitores nas eleições municipais.

O projeto iCandidato oferecerá modelos de páginas de internet modernas e interativas. Por elas, o candidato poderá cadastrar notícias diariamente, ter vídeos sobre sua história e sua campanha, publicar seus projetos, endereços de comitês, agenda diária, postar suas fotos, jingle de campanha e realizar enquetes e até chats (bate-papo) com seus eleitores. “Hoje, para o candidato, a forma mais fácil e barata de mostrar suas propostas de trabalho é via internet", garantiu o engenheiro de software Darley Passarin, sócio-proprietário da ArtemSite, empresa responsável pela tecnologia do Portal CT.

Os candidatos não podem fazer propaganda em páginas da internet durante o período eleitoral. Mas estão liberados para ter sites e divulgá-los através de panfletos, santinhos e outros materiais impressos. Mas os sites devem ser específicos para a campanha, isto é, o site pessoal que o futuro candidato mantém hoje não poderá ser usado para o período eleitoral, que tem toda uma especificação determinada em lei.

A Resolução 22.718, do TSE, em seu artigo 19, diz que "os candidatos poderão manter página na Internet com a terminação can.br, ou com outras terminações, como mecanismo de propaganda eleitoral até a antevéspera da eleição (Resolução nº 21.901, de
24.8.2004 e Resolução nº 22.460, de 26.10.2006)".

Eleitor está na internet
Pela internet, o candidato terá uma interação maior com os eleitores. O público da internet é constituído pelo formador de opinião. Mais de 65% tem curso superior e é funcionário público, profissional liberal, estudante universitário, empresários e políticos. Mais de 60% ganha acima de cinco salários mínimos. E é um público jovem - quase 59% tem idade que varia de 17 a 35 anos, índice que coincide com o eleitorado tocantinense - 50,09% tem entre 16 e 34 anos.

Segundo Passarin, um exemplo prático da importância da internet na campanha é que, quando um eleitor recebe apenas um santinho com a foto, nome, número e partido do candidato, ele está desprovido de informação, não sabe quais as propostas, qual a trajetória e o que o candidato tem feito. "Agora, se junto com o santinho, o candidato divulga um site, com certeza, ele terá argumentos disponíveis de forma acessível, no caso da internet, para conquistar novos eleitores e formadores de opinião", explicou Passarin.

O engenheiro ainda disse que, com apenas um terço do que é gasto com confecção de panfletos, o candidato terá como divulgar suas propostas, sua biografia, suas atuações e ter, de forma imediata, um retorno de opinião do eleitor. "Coisa que nenhum outro veículo de comunicação proporciona", afirmou o proprietário da ArtemSite.

O iCandidato é um projeto voltado para candidatos a prefeito e a vereador.

Mais informações sobre o iCandidato podem ser obtidas pelo telefone (63) 3225-2548, com Arnaldo Marcos, ou pelo atendimento online no site www.icandidato.com.br.

Por que o candidato deve fazer
sua campanha também na internet


1. A campanha nos principais municípios vai ser debatida via internet. Os formadores de opinião do Estado estão na internet, é pela internet que se informam. E essa busca pela internet vai se intensificar ainda mais em período eleitoral, pelos seguintes motivos:

a) Por que a atenção dos formadores de opinião estará toda voltada para o processo eleitoral;
b) Porque os veículos de internet vão estar mais intensamente envolvidos nas campanhas eleitorais, divulgando notícias o dia todo, em tempo real.

2. O público da internet é constituído por eleitores jovens – 59% têm idade de 17 a 35 anos, o que coincide com o perfil do eleitorado do Tocantins. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 48% dos eleitores do Estado estão nessa faixa de idade.

3. O Tocantins já possui uma cultura web consolidada. Para se ter idéia, o Portal CT recebeu mais de 2,6 milhões de acessos em 2007 e, em 2008, já foi visitado mais de 1 milhão de vezes. A previsão do portal é que o veículo feche 2008 com mais de 3,5 milhões de acessos. No período eleitoral, esse número crescerá muito mais, como ocorreu em 2006, quando o portal chegou a ter, num único dia, quase 60 mil acessos.

4. A divulgação na internet é a forma de publicidade mais barata do mercado, sem comparação com qualquer outro veículo de comunicação.

5. A Legislação Eleitoral proíbe a propaganda em páginas de internet (por exemplo: o candidato não pode ter banner no Portal CT), mas autoriza que o candidato tenha seu próprio site.

6. O candidato não pode utilizar seu site pessoal, de períodos pré-eleitorais, para o período de campanha. Tem que construir um site específico para a campanha, segundo os padrões previstos em lei: identificação do número do candidato, partido, coligação.

7. A internet tem um público seleto, o formador de opinião. Ele é fundamental para a formar a imagem pública do candidato. Por isso, o candidato precisa estar informando o formador de opinião, dando a ele subsídios para que se convença de que é o melhor nome e para que o eleitor utilize esse subsídio em defesa de seu candidato em reuniões familiares, grupos de amigos, ambientes de trabalho, entre outros. O formador de opinião é um líder nato e, por isso, sua opinião é bastante considerada na decisão do voto.

8. O formador de opinião está na internet. Ele procura estar informado sobre todos os fatos e busca essas informações, principalmente a política, na internet.

9. A internet aproxima o candidato do eleitor, com a interatividade. Ela permite que o eleitor se sinta parte da campanha do candidato, porque pode interagir com ele em bate-papo (chat), enquetes, apresentando sugestões e fazendo críticas. Todas essas ferramentas são oferecidas pelos sites do iCandidato.

10. O candidato, quando busca a internet como ferramenta de campanha, mostra que está preparado para os novos tempos, que acompanha a evolução tecnológica, que está aberto a debater francamente com os eleitores (com a interatividade proporcionada pela internet), o que demonstra que está preparado para assumir cargos legislativos e executivos nos novos tempos. Lembrando que os eleitores do Tocantins são jovens e esse perfil de político é o que mais os atrai.

11. Anunciar em veículos de comunicação tradicionais é caro e nas páginas de internet, proibido pela legislação eleitoral. Assim, o candidato terá seu próprio veículo de comunicação, que pode ser divulgado em seus impressos (santinhos, folders, panfletos e cartazes), no rádio e na TV, a um custo muito baixo, sem comparação com o mercado tradicional de mídia.


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