Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/07/2008 -

Justiça impugna 4 candidatos a prefeito

Justiça impugna 4 candidatos a prefeito

Ficha suja - são dois no Norte e dois no Sul do Estado;
TRE barrou, no sudeste, candidato a vereador analfabeto

Ceila Menezes e
Joselita Matos
Gurupi e Araguaína- Correspondente

Dois dos quatro candidatos a prefeitos de Formoso do Araguaia, no sul do Estado, tiveram o pedido de candidatura negado pelo Juiz Eleitoral Adriano Morelli que se baseou na decisão colegiada dos presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais relacionada a vida pregressa dos candidatos. As ações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Um deles é o atual prefeito e candidato a reeleição Pedro Rezende (PTB) que é reu em oito processos, dois deles em ações penais e seis por improbidade administrativa. Por telefone, Pedro disse que respeita o MPE e a Justiça Eleitoral, mas adiantou que irá recorrer da decisão. “É mais uma tentativa de atrapalhar a candidatura à reeleição de uma gestão que vem dando certo”, afirmou o prefeito, ao adiantar que irá recorrer da decisão. Ele alega que os processos ainda não foram julgados. “Não tenho condenação”, disse ao acrescentar que manterá a campanha e a candidatura.

Ainda em Formoso do Araguia, Hermes Azevedo candidato a prefeito pelo DEM, teve o registro de candidatura negado pelo juiz Adriano Morelli, pela mesma razão . Segundo o juiz, Hermes tem em seu nome uma ação criminal e outra por improbidade administrativa, e com isso, também não pode ser considerado candidato. Por telefone Hermes Azevedo disse que até o momento não teria sido notificado, mas que assim que ter conhecimento da decisão, vai recorrer.

Ainda na decisão do magistrado, ficaram indeferidos os registros das chapa s majoritárias dos dois partidos. A decisão foi publicada ontem. Os candidatos têm três dias para entrar com recurso.

Norte
O juiz da 12ª Zona Eleitoral, Océlio Nobre da Silva, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Ademar Vieira Filho, Dr. Ademar (DEM), no município de Xambioá, região Norte do Estado. De acordo com a sentença do juiz, entre os motivos para o indeferimento do registro estão as 17 ações que correm contre o candidato na Justiça com acusações de improbidade administrativa e também a desincompatibilização fora do prazo legal estipulado pela Justiça Eleitoral. O juiz aceitou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE). A sentença também se estende ao candidato a vice, Wilton Evelin (PSB).O representante da coligação de Ademar junto ao Cartório Eleitoral, Paulo Eduardo Duailibi Oliveira, disse que o candidato pretende apresentar recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda hoje.

Entre os outros candidatos do município, até ontem à noite, segundo o sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas o candidato Demóstenes Pulquério (PSL) aparecia como apto, os demais, Dagma Pires (PDT), Ione Leite (PP) e Richard Santiago (PMDB), candidato a reeleição, ainda estão em análise com o juiz. Silva deverá dar a sentença amanhã.

Ainda no Norte do Estado, em Ananás, o juiz também indeferiu o pedido de registro de candidatura de Wilson Saraiva de Carvalho (PPS), devido a contas rejeitadas pelo Tribunal de Constas do Estado (TCE). Ficando apenas a candidata Marinalva Soares Borges (PMDB). O Jornal do Tocantins entrou em contato com a liderança do PPS na cidade e pediu uma avaliação do caso mas não obteve resposta.

Analfabetismo
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou ontem que em sessão na última terça-feira, com o voto de minerva do presidente em exercício, desembargador Antônio Félix, manteve decisão do juiz da 18ª Zona Eleitoral de Paranã, Fabiano Ribeiro, que indeferiu o registro de candidatura do agricultor João Alves Bispo (PPS) à Câmara daquela cidade por ter sido reprovado em teste de alfabetização: escrever uma frase ditada a ele. Segundo informações do tribunal o presidente em exercício, ao desempatar o julgamento, afirmou que “o indivíduo que não é capaz de reproduzir um simples texto não tem condições de exercer o cargo de vereador”.


71 visualizações