Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições presidenciais de 2010 caso pudesse concorrer ao terceiro mandato. O nome de Lula foi lembrado por 23,4% dos entrevistados ao serem questionados em quem votariam para presidente nas próximas eleições, sem uma lista pré-estabelecida de candidatos. Em seguida, aparece o governador José Serra (PSDB-SP) com 6,7% dos votos.
Em terceiro lugar, o governador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 3,3% das intenções de voto, seguido pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do PT, com 1,9% dos votos. A pesquisa mostra, no entanto, que a maioria dos eleitores ainda não tem candidato definidos. No total, 56,7% não declararam intenção de voto.
O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, avalia que Lula ainda não conseguiu transferir sua popularidade para candidatos petistas, mas acredita que o cenário pode sofrer mudanças com o início da disputa. "Ainda não há essa transferência.Além disso, os nomes mais fortes do PT saíram do cenário político, como o José Dirceu e o ex-ministro Antônio Palocci. Há potencial de transferência do presidente Lula, mas temos que aguardar", afirmou.
Guedes disse acreditar que um presidente, quando reúne mais de 50% de popularidade no país, tem potencial para eleger o seu sucessor --premissa muito comum nos Estados Unidos.
"É uma boa premissa no quadro eleitoral, um bom referencial para análise", afirmou.
Segundo o diretor, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) está em tendência de crescimento ao longo das pesquisas divulgadas pelo instituto. "A Dilma vem aumentando os índices desde o início. Os candidatos do PT estão com baixo desempenho, mas no período eleitoral a tendência é de crescimento", afirmou.