Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/04/2008 -

Mesmo com renúncia de reitor, alunos decidem manter ocupação da UnB

Mesmo com renúncia de reitor, alunos decidem manter ocupação da UnB

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Os alunos da UnB (Universidade de Brasília) decidiram em assembléia realizada na tarde desta segunda-feira manter a ocupação da reitoria da instituição mesmo após a renúncia do reitor, Timothy Mulholland, e do vice-reitor, Edgar Mamyia, durante o fim de semana.

O fim do protesto está condicionado à realização de eleições paritárias --nas quais os votos dos professores, estudantes e funcionários têm o mesmo peso. Pelo sistema atual de eleições na UnB o voto dos professores pesa 70%, dos alunos 15% e dos servidores 15%.

Os estudantes voltam a discutir o assunto na próxima quarta-feira. Até lá eles prometem manter o protesto, que já dura 12 dias e que foi iniciado em defesa da saída de Timothy sua equipe.

De acordo com o comando do movimento, cerca de 1.400 estudantes participaram da assembléia realizada hoje no prédio da reitoria da UnB.

Os estudantes vão acompanhar a reunião do Conselho Universitário que vai ser realizada ainda hoje. Os alunos aguardam a definição do nome do reitor que vai assumir temporariamente o lugar de Timothy e também querem a aprovação do órgão pela defesa de eleições paritárias.

A maioria dos estudantes defende que o reitor temporário obedeça os seguintes critérios: seja integrante da UnB; não concorra às eleições para escolha da nova reitoria; não pertença ao grupo do ex-reitor Timothy Mulholland.

Afastamento

Timothy Mulholland anunciou na noite de anteontem que se afastará do cargo por 60 dias. O Afastamento coincide com a ocupação do prédio, que hoje completa uma semana.

O reitor afastado é acusado de improbidade administrativa por uso de recursos destinados ao financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento institucional da UnB para decorar seu apartamento funcional.

De acordo com a ação movida pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal e pelo Ministério Público do Distrito Federal, cerca de R$ 470 mil foram gastos para mobiliar e decorar o imóvel. Além disso, R$ 72 mil foram usados para comprar um automóvel de uso exclusivo do reitor.


57 visualizações