De 14 a 21 de dezembro, no Brasil, é comemorada a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei nº 11.930/2009. Neste período, órgãos públicos e entidades de todo o país desenvolvem ações de orientação e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. Em 2021, o slogan da campanha é: “Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula”.
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa as cavidades dos ossos. Nela são produzidos os componentes do sangue, como: leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas.
Como doar?
Basta procurar uma unidade do hemocentro, portando documento com foto, ter entre 18 e 35 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Esse é o procedimento para realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). No REDOME, ficarão registadas informações como nome, endereço, resultados de exames, características genéticas, entre outros. Desta forma, com as informações do receptor que não disponha de doador aparentado, busca-se no Registro Nacional de Doadores um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.
Vidas que dependem do transplante
No Brasil, mais de 650 pessoas precisam do transplante de medula óssea. É o caso do pequeno Daniel Guimarães Câmara, de apenas 2 anos. Ele é filho da Procuradora Federal Thirzzia Guimarães, e luta contra a leucemia linfóide aguda e necessita realizar o transplante de medula óssea com urgência.
Faça seu cadastro no REDOME ajude o Daniel e tantas outras vidas! Siga o perfil no Instagram @ajudedanielguimaraes.