Saúde - Iniciativa da Promotoria da Infância foi tomada após
informação de problema no setor de oncologia pediátrica
Ton Córdova
Palmas
O Ministério Público Estadual (MPE) vai enviar recomendação para que o Estado contrate os profissionais que estejam faltando na área da infância e assistência à maternidade do Hospital Geral de Palmas (HGP), conforme revelou a promotora da Infância e Juventude, Zenaide Aparecida da Silva. Ela acrescentou que aguarda uma posição do promotor eleitoral para dar prosseguimento ao pedido. Como é período eleitoral, não podem ser feitas contratações ou concursos.
A recomendação do MPE acontece após a promotoria tomar conhecimento de que estavam faltando profissionais no setor de oncologia pediátrica do HGP. Na semana passada, uma mãe procurou a redação do Jornal do Tocantins e informou que seu filho, que faz tratamento oncológico no HGP, não recebia a visita de um terapeuta ocupacional há mais de um mês. Segundo a assessoria de imprensa do HGP, o hospital estaria sem o terapeuta, pois “o contrato do profissional que atuava na oncologia venceu e que a Secretária Estadual da Saúde está em processo de renovação ou contratação de outro profissional”.
Segundo a promotora, o Conselho Regional de Medicina (CRM) deve colaborar com a ação, indicando todos os profissionais necessários para atuação na área da infância e maternidade no HGP. “Caso o CRM indique uma equipe de profissionais inteira, ela terá de ser contratada”, afirmou a promotora. Caso o Estado não cumpra a determinação, o MPE deve entrar com uma Ação Civil Pública.
Importância da terapia |
|
Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, no âmbito da oncologia, o papel da Terapia Ocupacional tem sido o de oferecer ao paciente meios para manter-se em condições físicas e emocionais de executar tarefas significativas e de valor para si mesmo, a despeito das fases da doença pelas quais esteja passando. Ou seja, o Terapeuta Ocupacional intervém junto ao paciente, familiares e ambiente em geral para buscar melhor qualidade de vida extra e intra-hospitalar no período de luta contra a doença. |