Elias Brito da Mota, 57 anos, residente em Filadélfia, foi um dos cidadãos beneficiados pelo Mutirão dos Juizado Especial Federal da Seção Judiciária do Tocantins, que teve início nesta segunda-feira (29) e prossegue até o dia 03. Seu pedido de aposentadoria rural foi julgado procedente, mediante acordo com INSS. Elias receberá 60% do valor a que teria direito, em parcela única relativo aos valores retroativos. 'Estou muito contente com esse resultado. Graças a Deus vou poder voltar para o meu município com essa questão resolvida', comemora o aposentado.
Outro beneficiado com as audiências foi o senhor Domingos Bandeira Siqueira, de 61 anos. Ele também conseguiu o direito à aposentadoria rural. Além desses cidadãos, centenas de pessoas estão tendo acesso a uma justiça rápida para as demandas ajuizadas na Justiça Federal. Para tanto, sete magistrados e 80 servidores, estagiários e prestadores de serviços trabalham para garantir uma prestação jurisdicional célere.
Parcerias com instituições públicas e privadas foram firmadas a fim de que a população possa ter acesso também a vários serviços sociais. Estão sendo oferecidas atividades nas áreas de saúde, como vacinação, aferição de pressão, exames preventivos, consultas oftalmológicas, saúde bucal, entre outros.
A meta é julgar mais de 1.700 processos e atender diariamente em torno de 280 partes-autora. As principais demandas do Juizado são benefícios previdenciários, como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria rural por idade, pensão por morte e benefícios assistenciais ao idoso e ao deficiente físico.