Lago - Abertura destacou compromisso com as ações integradas pelo lago
Cláudia Santos
Palmas
LIa Mara
Anízio Pedreira: proteção do lago é tarefa de todos |
Um espaço em que múltiplas vozes possam construir diretrizes para a execução de ações efetivas em defesa do Lago de Lajeado e da bacia do Rio Tocantins é a expectativa dos participantes da abertura do 6° Fórum do Lago - Tocantins, Estado das Águas, ocorrida ontem à noite, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento tem seguimento até amanhã.
O diretor de Jornalismo da Organização Jaime Câmara (OJC), Luiz Fernando Rocha Lima, que representou, no fórum, o presidente da OJC, Jaime Câmara Júnior, disse ter convicção de que o evento será rico em perspectivas e resultados e que as experiências anteriores dão suporte à busca de novos objetivos, mas também aumentam a responsabilidade dos que participarem desta edição do fórum.
A diretora-geral da Unidade Tocantins da OJC, Fátima Roriz, afirmou ser uma missão de todos não só defender o lago, mas toda a bacia do Rio Tocantins a para isso a gestão integrada é o único caminho. “É preciso a ação sinérgica entre todos os poderes, gerando desenvolvimento com foco na qualidade de vida de todos”, disse.
Para o superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, José Messias de Souza, a entidade está patrocinando pela terceira o evento por entender a importância desse projeto para a manutenção do Lago de Lajeado e os municípios por ele banhados. “Que a partir desta edição, possamos colocar em prática, em um curto espaço de tempo, os compromissos assumidos. Existem muitos investidores apenas esperando a oportunidade de fazer aplicações”, disse. Já o diretor de Investimentos da Investco, Plácido Gonçalves Meirelles (PG), disse acreditar que esta edição do fórum pode apontar o melhor caminho para uma gestão integrada do lago e parabenizou a OJC pela iniciativa do projeto.
A ocupação legal e ordenada do lago e sua proteção são tarefas de todos os usuários do lago e gestores e para isso é necessária a parceria entre os interessados, foi o que afirmou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Costa Pedreira, que representou o governador Marcelo Miranda. O secretário municipal de Governo da Prefeitura de Palmas, Edson Cabral, que representou o prefeito Raul Filho, afirmou que os documentos produzidos nos cinco fóruns anteriores têm servido para orientar o município em suas ações e esta edição do fórum deve contribuir ainda mais para todos os municípios do entorno do lago.
AUTORIDADES
Outras autoridades presentes foram a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dóris Coutinho, o secretário do Tribunal de Contas da União, Ricardo Eustáquio, o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Clenan Renaut, e o reitor da UFT, Alan Barbiero, o senador Moisés Avelino (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Carlos Braga, e o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Décio Fetti.
Evento |
|
Na 6ª edição do Fórum do Lago o objetivo é discutir a gestão integrada do lago de Lajeado com as autoridades e a sociedade em geral, visando um maior cuidado ainda com esse bem comum, a terceira teve a proposta de eleger temas e debatê-los de forma mais abrangente. O 4º Fórum do Lago, realizado em 2006, foi marcado pela maturidade e maior objetividade nas discussões e a 4ª Carta do Lago traçou metas a serem alcançadas nas seguintes áreas: Legislação e Segurança, Educação Ambiental, Produção e Turismo, Comunicação, e Ações Múltiplas. Já na última edição, em 2007, o foco foi a sustentabilidade a partir da geração de renda, proporcionada por diversos setores, sem danos ao meio ambiente, com destaque para o setor de turismo e piscicultura. |