Wákila Mesquita
Da Redação
Terminou, já depois do meio-dia, a reunião do Conselho Político da União do Tocantins (UT), realizada nesta sexta-feira, 6, na sede do PR na Capital, na qual os líderes utistas analisaram as pesquisas de consumo interno para escolher os candidatos da UT em outubro. O coordenador da UT, senador João Ribeiro (PR), afirmou que os candidatos do grupo em Palmas e Gurupi estão muito bem avaliados. Já no caso de Araguaína ele alegou ser necessário união para derrotar o candidato governista.
Palmas
Segundo João Ribeiro, as pesquisas de consumo interno apontam Marcello Lélis (PV) na frente em Palmas. Os levantamentos utistas mostram que Lélis estaria à frente – mas em empate técnico – da candidata governista Nilmar Ruiz (DEM).
O senador disse que, a partir de agora, haverá outras reuniões para definir o nome do candidato. Um encontro já está marcado para a casa do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) na segunda-feira, 9. Para que Lélis seja oficializado, além das pesquisas, é preciso o acordo dos líderes utistas na Capital. A convenção em Palmas será no dia 30 no Planeta Fest.
João Ribeiro não confirmou o lançamento da candidatura de Lélis na segunda-feira, 9. Disse que trabalha para isso, mas vai aguardar até segunda para acompanhar as negociações. O deputado federal Eduardo Gomes afimou, através de sua assessoria, que haverá uma entrevista coletiva na segunda, mas não quis confirmar o lançamento o nome de Lélis.
Gurupi
Em Gurupi aos levantamentos internos surpreendeu até os utistas, o prefeito Alexandre Abdalla (PR), que assumiu o cargo há cerca de um mês já estaria liderando as pesquisas. Na cidade não há outros pré-candidatos da UT e, até Abdalla assumir a prefeitura, os governistas Josi Nunes (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS) é que estavam em pré-campanha.
Araguaína
O deputado estadual Raimundo Palito (PP) estaria, segundo João Ribeiro, “empatado até nas vírgulas” com o petista Célio Moura na segunda posição. Logo atrás, mas “muito próximo” estaria Ronaldo Dimas (PSDB) em terceiro lugar. A liderança, confirmou a UT, está mesmo com o governista Valuar Barros (DEM).
A situação da oposição ao Palácio Araguaia em Araguaína parece preocupar a UT. O senador João Ribeiro afirmou que é preciso união para derrotar ao candidato governista. Ele confirmou que existem conversas com o PT e quer todos juntos na campanha.
Foi encomendada, a pedido de Ronaldo Dimas, uma pesquisa qualitativa. Depois desse levantamento deve-se tentar mais uma vez um acordo. Um utista, aliado da prefeita Valderez Castelo Branco (PR), falou com o Portal CT depois da divulgação da pesquisa e comemorou: “Não vou mais falar com a boca no saco não, vou colocar a boca no trombone”. Eles querem oficializar Palito como o pré-candidato da UT.
Paraíso
O deputado estadual José Geraldo (PTB), o PT e o pré-candidato do PR, Paulo Tavares, essa é a chapa dos sonhos da UT em Paraíso. O senador João Ribeiro pretende conversar com Tavares para tentar articular a aliança.
Guaraí
“Em Guaraí nós devemos mesmo ficar com o padre Milton [PT]”, respondeu João Ribeiro ao ser perguntado sobre a situação do grupo naquela cidade. A aliança PT e UT já vem sendo articulado há algum tempo. Ribeiro chegou a visitar Guaraí no aniversário da cidade, na época nem o governador Marcelo Miranda (PMDB ) participou da festa.
O senador lembrou que, havendo candidato utista na cidade, mesmo que esteja mal nas pesquisas, terá o apoio do grupo, se não houver, Padre Milton terá os utistas em seu palanque.
Dianópolis e Colinas
Em Dianópolis, a UT poderá apoiar José Salomão, do PT. No caso de Colinas não há nada definido. “Não mexi com Colinas”, declarou João Ribeiro. O senador explicou que ainda há muitas “articulações” na cidade.
Regras
O senador voltou a falar que os líderes nas pesquisas serão os candidatos da UT, mas caso outros nomes queiram disputar serão respeitados e poderão usar as legendas. Porém, ele ressaltou que não aceitará que as siglas utistas sejam usadas para fortalecer os adversários. João Ribeiro detalhou que se um candidato quiser disputar mesmo estando mal nas pesquisas poderá ir em frente, mas se tentar levar o partido para uma chapa fora da UT será impedido.
Pré-candidatos de cerca de 100 cidades de todo o Estado devem se reunir com João Ribeiro nessa sexta-feira, sábado, 7, e domingo, 8, para conhecer e analisar as pesquisas.