Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/02/2008 -

PM diz que cartão é utilizado para pequenas despesas

PM diz que cartão é utilizado para pequenas despesas

Da Redação

O diretor de Orçamento e Finanças da Polícia Militar, tenente coronel Glauber de Oliveira Santos informou na manhã dessa quinta-feira, 27 que o cartão magnético corporativo utilizado pela PM desde outubro de 2007 é fruto do convênio entre o Banco do Brasil e a Corporação, firmado em 1º de maio de 2007. O cartão débito é utilizado, substituindo o cheque, para o pagamento de pequenas despesas para manutenção das unidades.

O convênio foi firmado com o intuito de estabelecer cooperação mútua para melhoria da segurança nas áreas externas próximas às agências do Banco do Brasil, e tem vigência de um ano. Os recursos amenizam os custos do reforço do policiamento mantido nas imediações das agências bancárias em todo o Estado, que naturalmente requerem maior vigilância principalmente em ocasiões de pagamento do funcionalismo público.

De acordo com o TC Glauber “através do convênio é disponibilizado um recurso mensal de R$ 30.240,85 utilizado por 35 unidades da PM”. O recurso é repassado mensalmente pelo Banco do Brasil para a conta própria do convênio estabelecida pelo Banco.

Segundo Glauber cada unidade faz antecipadamente um Plano de Aplicação dos recursos e a liberação dos valores referente ao mês subseqüente só é disponibilizada mediante a aprovação da prestação de contas pela Controladoria Geral do Estado e pelo Banco do Brasil. “A Polícia Militar também faz a prestação de contas do convênio ao Tribunal de Contas do Estado que tem aprovado todas a contas até o momento”.

Esclarecendo ainda sobre o uso do cartão magnético corporativo, ele disse que o valor total do convênio é dividido entre as unidades da PM, de acordo com a demanda local. Afirmou também que os comandantes das unidades não têm utilizado o limite de saque de até 20%, previsto em lei. “Hoje em dia quase todos os estabelecimentos comerciais possuem máquina de passar cartão e por isso as unidades têm escolhido usar o cartão para o pagamento ao invés de fazer o saque”, disse o ten. Cel. Glauber acrescentando que a substituição do cheque pelo cartão magnético tem sido positiva. “Com o uso do cartão podemos ter mais controle das contas até mesmo porque assim podemos avaliar diariamente o uso através de extrato bancário via Internet”. (Com informações da Assessoria de Comunicação da PM)


95 visualizações