Eleições - A cidade, 2ª do Estado, passa a ser um problema
a menos para o governo; resta ainda o caso Palmas
Cléo Oliveira
Palmas
Se na Capital PMDB e DEM seguem sem acordo sobre qual nome encabeçará a chapa da Aliança da Vitória, em Araguaína, depois de uma reunião durante toda a tarde de ontem, membros do PMDB escolheram o ex-vereador Amilton Alves Cardoso, o Amilton da Caixa, como a indicação do partido a vice do pré-candidato a prefeito pelo Democratas, deputado estadual Valuar Barros.
Das cidades que o DEM e o PMDB têm pré-candidatos a prefeito, Araguaína é a primeira com acordo, porém, as duas agremiações ainda têm pré-candidatos à prefeito diferentes em Palmas e precisam resolver a questão nos próximos 12 dias se quiserem continuar juntas no processo eleitoral da Capital.
O presidente metropolitano do PMDB em Araguaína, José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, disse que na semana passada seis membros do partido manifestaram interesse em ser vice de Valuar Barros, mas ontem a decisão por Amilton da Caixa foi unanimidade. “Agora queremos conversar com Valuar sobre nossa indicação. O partido todo decidiu e não existe dificuldades impostas por nenhum membro do PMDB”, comentou Ferreirinha.
Conforme o presidente regional do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis, Amilton da Caixa foi o escolhido por ter um perfil técnico que será somado ao perfil político de Valuar. O Jornal do Tocantins tentou contato com Barros para saber a opinião dele quanto a sugestão do PMDB, mas não conseguiu encontrá-lo. Já o presidente regional do DEM, deputado federal João Oliveira, disse que o partido não vê “nenhuma dificuldade em tê-lo como vice” porque “um nome indicado pela cúpula do PMDB vai trabalhar com afinco pela Aliança”.
Perfil
Amilton da Caixa é economista e já atuou como bancário. Mora em Araguaína há 40 anos e ocupou cadeira na Câmara Municipal na legislatura 2001-2004. Segundo ele, a intenção de lançar pré-candidatura a vice surgiu quando o colega de partido, secretário estadual de Esportes Palmeri Bezerra, decidiu abrir mão da intenção de candidatura a prefeito. “Vamos sentar agora com o Democratas e organizar”, comentou ontem, por telefone. A convenção do PMDB em Araguaína está previamente marcada para o próximo dia 29, porém, ainda pode haver alterações dependendo da conversa do partido com o Democratas.
O CASO PALMAS
O impasse na Capital continua com parte do PMDB assegurando a pré-candidatura do deputado estadual Eli Borges à prefeitura, assim como o Democratas mantém o nome da deputada federal Nilmar Ruiz. Ambos querem apoio do Governador, que por sua vez, ainda não se manifestou publicamente sobre qual sua preferência.
Ontem, por telefone, Osvaldo Reis disse que tem conversado com Marcelo Miranda e que este quer trabalhar para um consenso. “Falo com ele (o Governador) todo dia. Hoje mesmo já liguei três vezes. O posicionamento dele é o mesmo do nosso: tem que ter consenso e precisamos conversar mais”, disse.
Reis falou ainda que até este momento o partido mantém a candidatura própria, porém, não haveria, segundo ele, nada definido. “A gente tem que se unir, não pode é perder para adversário.
Até dia 30 muda muita coisa, tanto do lado de cá quanto do lado de lá e em qualquer lugar”, ressaltou e, acrescentou: “E tem uma coisa: o Governador não atrasou o processo. Ele chama, ouve, mas não proíbe”, disse Reis com relação ao fato do PDT, PSB e PPS, partidos da base aliada, terem anunciado apoio à tentativa de reeleição do prefeito petista Raul Filho antes da decisão de Marcelo Miranda sobre quem ele vai apoiar.
O PDT, com apoio dos partidos citados e do PRB e PCdoB, anunciou a vereadora Edna Agnolin como vice de Raul. Já o presidente do Democratas, disse que tudo está “caminhado para o lugar certo”, sem explicar que lugar seria esse. “Pode ser que alguém da nossa base possa ficar em algum lugar que não era conveniente para nós, mas o núcleo (da Aliança) eu creio que vai consolidar a candidatura da Nilmar”.
PPS questiona vice de Raul |
|
O presidente metropolitano do PPS em Palmas, Abraão Lima, procurou ontem o Jornal do Tocantins para dizer que a partir de hoje o partido vai convocar os pré-candidatos a vereador da sigla, além de membros do diretório municipal, para discutirem a indicação de Edna a vice de Raul Filho. A reunião será marcada para o próximo domingo. Lima disse quer tentar conquistar o apoio do PMDB. “No caso de convencer o PMDB, a intenção seria a de indicar um nome do PMDB para vice”, disse. Segundo ele, só depois dessa possibilidade esgotada eles poderiam indicar outros nomes ou mesmo discutir o nome já apresentado, o de Edna. O PPS foi o primeiro partido a manifestar apoio à reeleição de Raul na solenidade que o petista realizou na câmara para anunciar seu nome no último dia 9. |