Raimunda Carvalho
Da Redação
O diretor Estadual do Procon, Sinvaldo Conceição Neves, disse que órgão apresentou durante a consulta pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta quinta-feira, 10, o verdadeiro quadro dos consumidores diante dos serviços prestados pela Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins), nas áreas de comercialização e distribuição de energia elétrica. Segundo o diretor, a Celtins é a segunda empresa mais reclamada.
Quanto o posicionamento da Aneel a partir dos dados apresentados pelo Procon, Neves informou que será realizada em junho uma fiscalização no Tocantins.
Neves contou, que 2007 o Procon recebeu 660 atendimentos sobre dúvidas de cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento; 494 atendimentos sobre cobrança indevida e abusiva; 55 atendimentos referentes a dano material e pessoal decorrente do serviço; 43 atendimentos referentes ao serviço não fornecido - entrega, instalação, não cumprimento da oferta e contrato -; 28 atendimentos referentes a contrato, como rescisão e alteração unilateral; 23 atendimentos de consulta sobre serviços - pesquisa, cartilha, endereços, entre outros.
Já em 2008, de 1º de janeiro a 9 de abril, o Procon protocolou, 154 atendimentos sobre dúvidas de cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento; 134 atendimentos sobre cobrança indevida e abusiva; 55 atendimentos referentes a dano material e pessoal decorrente do serviço, 14 atendimentos sobre recusa injustificada em prestar serviço, entre outros.
Celtins
O Portal CT entrou em contato com a Celtins para que a companhia avaliasse a consulta publica. A Assessoria de Comunicação enviou nota na qual afirma que foi uma “oportunidade de relacionamento com os consumidores” e que de posse das reivindicações a Companhia irá estabelecer ações.
Confira a íntegra da nota:
“Nota
A Celtins considera a realização da consulta pública uma oportunidade de relacionamento com os consumidores visando a melhoria de seu atendimento. Os representantes da empresa estiveram presentes para ouvir e anotar as reclamações dos clientes e prestar esclarecimentos de ordem técnica, caso solicitados, pelos representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica. De posse das reclamações e expectativas dos clientes, que também serão enviadas oficialmente pela Aneel, a Celtins terá parâmetros para estabelecer diretrizes para as ações e investimentos da empresa visando a melhoria na qualidade do fornecimento, tema original da consulta.
Assessoria de Imprensa da Celtins”.