Palmas - Dos candidatos à prefeitura de Palmas, o prefeito licenciado e candidato à reeleição, Raul Filho (PT), é o único que aparece na lista da AMB com um processo por sonegação fiscal aberto em 29 de março do ano passado. O coordenador da campanha do petista, o ex-deputado federal Darci Coelho (PP), em nota divulgada ontem à noite, admite a ação contra Raul e diz que há mais de três anos “foi deferido parcelamento da dívida, que está sendo paga pontualmente”. Segundo Darci “trata-se de questão que não envolve ação do candidato no trato com a coisa pública”.
Na nota, o coordenador critica a confeção da lista ao considerar “estranho” que a AMB “entidade nacional dos juízes, a quem compete exclusivamente julgar, com imparcialidade, intervenha em questões alheias aos interesses de seus associados”.
“Mais estranho ainda quando inclui uma questão de natureza individual (dívida fiscal), sem repercussão na gestão do patrimônio público, de um candidato e omite informação sobre três processos, por improbidade administrativa e contra a administração pública, de outro candidato. O ato é, no mínimo, manifestamente parcial”, prossegue a nota, ao destacar que a também candidata pelo Democratas, a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) responderia a “duas ações civis públicas por improbidade administrativa e, ainda, a investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), por crime previsto na lei de licitações, tudo por atos praticados quando exerceu o cargo eletivo de Prefeita Municipal da Capital”.
Por fim, o texto diz não conceber que “uma entidade que reúne aplicadores do Direito agrida tão violentamente a Constituição, que consagra o Estado Democrático de Direito e assegura a posse do estado de inocência a todos os cidadãos”.
Contactada pela reportagem do Jornal do Tocantins , a assessoria de Imprensa da candidata Nilmar Ruiz (DEM) informou que estava acionando o setor responsável pela área jurídica da campanha para se manifestar sobre a citação feita pela campanha de Raul, mas até o fechamento desta edição não houve retorno . (Lailton Costa)