A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) as consultas ao 1º lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008, que pagará R$ 1,7 bilhão em restituições a 1,37 milhão de contribuintes.
De acordo com a Receita, dos 1,37 milhão de contribuintes com direito à restituição em junho, 77,1% (1,06 milhão) correspondem a idosos com mais de 60 anos. O Estatuto do Idoso prevê o pagamento prioritário a estes contribuintes. Desse modo, o 1º lote do IR contemplará, além dos idosos, outros 315 mil contribuintes.
Os recursos estarão disponíveis para saques em 16 de junho. Para saber se está no lote, o contribuinte pode acessar a página do órgão na internet, ou ligar 146, e informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). As restituições, segundo a Receita, virão corrigidas de 1,88%, correspondente à variação da taxa de juros em maio e junho.
No primeiro lote de 2007, pago em junho do ano passado, foram liberadas 14,1 milhões de declarações, das quais 932 mil para contribuintes com direito à restituição, no valor de R$ 999 milhões, todos com idade igual ou superior a 60 anos em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Desse modo, aumentou o número de restituições pagas no 1º lote deste ano.
Idas e vindas
O anúncio acontece após as consultas terem sido erroneamente abertas pelo Serpro (Serviço de Processamento de Dados) do governo federal na última quarta-feira (4) pela manhã e, após algumas horas, fechadas pela Receita Federal. Segundo explicou o supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, as consultas foram fechadas na quarta-feira porque o lote ainda estava incompleto.
Próximo lote
O segundo lote de restituições do Imposto de Renda será pago pela Receita Federal no dia 15 de julho. Como de costume, as consultas ao segundo lote devem ser abertas cerca de uma semana antes do pagamento.
As restituições são pagas pela Receita Federal em sete lotes, entre junho e dezembro, sendo um por mês. As datas dos pagamentos neste ano são as seguintes: 16 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.
Recebe primeiro a restituição quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões. O prazo para declaração se iniciou em março e foi até 30 de abril.