07/05/2008 -
TRE cassa mais quatro "infiéis"; três são absolvidos
Wákila Mesquita
Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins cassou na tarde dessa quarta-feira, 7, quatro vereadores acusados de infidelidade partidária. Ao todo o Tribunal julgou sete “infiéis”, três foram absolvidos.
Cassados
Perderam seus mandatos o vereador Felisberto Machado Santos de Natividade, ele deixou o PSDB e foi para o PPS, em sua defesa alegou ter sofrido grave discriminação pessoal. A vaga de Felisberto será ocupada pela tucana Eldite Pereira da Silva.
João Fortunato, de Arapoema, foi considerado culpado por infidelidade e será substituído por Ronaldo Ferreira Miranda do PSDB. Fortunato havia deixado o PSDB e ido para o DEM. Em sua defesa alegou ter sofrido grave discriminação pessoal e também acusou seu antigo partido de desvio reiterado do programa partidário. Os desembargadores não aceitaram as explicações do parlamentar.
O vereador Gerônimo Francisco dos Santos também ficou sem mandato. Ele havia deixado o PSDB e se filiado ao PDT. Alegou ter mudado de partido por ter sofrido grave discriminação pessoal. O parlamentar de Monte do Carmo será substituído por Zilton Ribeiro de Souza do PSDB.
Ismar Francisco de Oliveira da Câmara de Palmeira também foi cassado porque trocou o PSDB pelo PR. Ismar se defendeu alegando que o PSDB se desviou de seu programa partidário e que, na legenda, sofria grave discriminação pessoal. O substituto será Osias Aguiar Ribeiro que permanece no PSDB.
Absolvidos
Mantém seus mandatos, Humberto de Campos de Castilho da cidade de Sucupira, ele trocou o PPS pelo PTB. Os desembargadores negaram a procedência da ação.
Ronaldo Ferreira de Oliveira de Marianópolis continua com seu mandato, pois não há suplente para substituí-lo. A Assessoria de Imprensa do TRE não soube informar de que partido ele se desfiliou, mas atualmente está no PTB.
Tallis Weber Costa Valente de Dianópolis também mantém seu mandato, ele acusou seu antigo partido de tê-lo discriminado por questões pessoais e o TRE aceitou sua alegações. O Tribunal não informou de qual partido ele saiu, porém atualmente está no PSDB.
54 visualizações