20/08/2008 -
TRE entrega PSDB à UT e horário eleitoral de Lelis aumenta em mais de dois minutos
Wákila Mesquita
Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira, 20, que o PSDB de Palmas fica mesmo com a candidatura de Marcello Lelis (PV). O juiz relator do processo, Nelson Coelho Filho, afirmou no relatório que “por ato interno do PSDB [...] o legítimo representante do partido em Palmas é [...] Freire Junior”.
Na disputa majoritária o horário eleitoral dos tucanos agora vai para o candidato da União do Tocantins (UT). Com essa decisão, Lelis poderá ficar com o maior tempo do horário eleitoral no rádio e na televisão. O advogado da UT não informou quanto tempo de propaganda Lelis ganha a partir de agora, mas é mais de dois minutos o que o coloca a frente de Nilmar Ruiz (DEM) e pode deixá-lo também a frente de Raul Filho (PT).
Com essa decisão o PSDB deixa de compor também a coligação Aliança do Povo nas eleições proporcionais e passa a fazer parte da União Para a Mudança. Os candidatos a vereador pelo PSDB governista, Dete Nunes e Eudes assim como outros nomes que tenham sido registrados pelo, agora ex-presidente do PSDB metropolitano, Tenente Célio, não são mais candidatos.
O Tribunal entendeu que a direção nacional do partido tem poder para interferir e decidir com quem a sigla deve se aliar. As determinações das instâncias superiores precisam ser cumpridas.
51 visualizações