23/04/2008 -
TRE julga vereadores; um cassado e outro absolvido
Raimunda Carvalho
Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que mais dois vereadores foram julgados por infidelidade partidária nesta quarta-feira, 23. A ação contra os parlamentares é de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE) e o juiz Gil de Araújo Corrêa relatou os dois processos.
Segundo o TRE, a votação foi unânime ao acatar a decisão do relator nos processos que envolviam os vereadores Jalles Soares Mariano, de Pedro Afonso, que saiu do PSDB e se filiou no PMDB; e, Romil Iakov Kalungin, de Campos Lindo, que pertencia ao partido PSL e se filiou ao PRP. Mariano teve o direito de manter o seu cargo, porém Kalungin foi cassado.
Situação
O vereador Mariano alegou que sofria grave descriminação dentro do partido de origem. A ação foi julgada a partir das provas apresentadas, o que deu como justa causa a sua desfiliação.
Já o vereador Kalungin também alegou descriminação partidária, mas segundo o relator, ele não produziu provas documentais e nem testemunhal que confirmasse a alegação. O parlamentar foi cassado e será substituído pelo vereador Isael Costa de Sousa (PSL).
Outros
O TRE concedeu a perda do mandato a mais quatro vereadores tocantinenses. São eles: Ribamar Alves Oliveira, do município de Wanderlândia; Bolívar Camelo de Abreu, de Natividade; Emival Barbosa Amaral, de Lagoa do Tocantins; e Celiomar Rego da Silva (PMDB), do município de Novo Alegre. Este último foi o primeiro cassado no Estado.
Após a decisão, o TRE irá comunicar as Câmaras Municipais que terão dez dias para dar posse aos respectivos suplentes dos vereadores cassados.
80 visualizações