Palmas - O juiz Bernardino Lima Luz é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-TO). Ele foi eleito ontem, por unanimidade, durante sessão do Pleno. A nomeação dele será publicada na edição de hoje do Diário da Justiça e sua posse acontece hoje, às 9 horas, no gabinete da Presidência do TJ.
Participaram da sessão sete desembargadores. O evento foi presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Daniel Negry. Conforme critério de antigüidade, além de Luz, poderiam ser votados outros cerca de 20 juízes. Porém, o eleito é o mais antigo juiz do Tocantins. A maioria dos desembargadores presentes ressaltou que se sente honrada em ter Bernardino Luz como novo colega naquela Corte.
A vaga surgiu após a morte da desembargadora Dalva Magalhães, no dia 23 de julho.
Perfil
Bernardino Lima Luz, 60 anos, é natural de Barreirinha (PA) e ingressou na magistratura em 1982, na Comarca de Paranaiguara, centro-oeste de Goiás. Com a criação do Tocantins, ele optou pelo novo estado e tornou-se titular em Miracema, Porto Nacional, sendo posteriormente removido para Palmas, após sua instalação. Também foi o juiz que concedeu a 1ª liminar de desapropriação para instalação da Capital. Já dirigiu o Foro por três vezes, cargo que exercia antes de ser escolhido desembargador. Foi ainda membro do Tribunal Regional Eleitoral e juiz eleitoral da 29ª zona. (S.M.)