Foi encerrado neste sábado, 31 de maio, o Mutirão de Audiências do Juizado Especial Federal, realizado pela Seção Judiciária do Maranhão, no Complexo Esportivo do Castelinho, em São Luís. O presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Desembargador Federal Cândido Ribeiro e o Coordenador do JEF, Desembargador Federal Reynaldo Soares da Fonseca fizeram uma visita ao local no último dia do evento.
Para o Coordenador do JEF da Primeira Região, Reynaldo Soares da Fonseca os mutirões e juizados itinerantes são de “fundamental importância para dar uma solução rápida às demandas dos juizados, que se tornaram uma porta de entrada para a cidadania”. Ele antecipou que na COJEF pretende dar continuidade ao trabalho realizado por seus antecessores, além de buscar na conciliação uma forma de tentar resolver os conflitos.
O Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Cândido Ribeiro, avaliou o mutirão de forma positiva: “quando você tem uma solução de mutirão que envolve um percentual de acordo no nível que está ocorrendo aqui, de mais de 65 por cento e envolvendo uma cifra de mais de 30 milhões de reais é mais positivo ainda porque, de imediato, esses processos resultarão em benefícios implantados e valores a serem pagos num curto espaço de tempo”, concluiu.
Durante os quinze dias de realização do mutirão, foram feitas mais de 7 mil audiências, que resultaram em cerca de 30 milhões de reais em RPVs. Os acordos ficaram próximos dos 70 por cento.