Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/08/2024 - INSTITUCIONAL

Servidores da Justiça Federal no Piauí realizam capacitação sobre contratação e gestão de suprimento de fundos

Servidores da Justiça Federal no Piauí realizam capacitação sobre contratação e gestão de suprimento de fundos

Servidores participam de capacitação sobre contratação e gestão de suprimento de fundos na SJPI

Encerrou na última sexta-feira, 9, o I Encontro de Supervisores das Seções de Apoio Administrativo e Operacional das Subseções Judiciárias (SESAPs) da Seção Judiciária do Piauí (SJPI). Com o tema “Otimização dos Processos de Contratação e Gestão de Suprimento de Fundos: Desafios e Boas Práticas”, o evento teve como objetivo geral promover a troca de conhecimentos e experiências entre os supervisores das SESAPs e demais servidores da área administrativa da Justiça Federal no Piauí (JFPI), bem como discutir os desafios enfrentados nas áreas de contratação e gestão de fornecimento de fundos, além de apresentar boas práticas e soluções inovadoras que podem ser inovadoras para aumentar a eficiência e a transparência nos procedimentos administrativos.

Mesa de honra de abertura do evento foi pela presidência do diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz Federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento, e composta pela diretora da Secretaria Executiva Geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Izabelly Michelle Cavalcante Normando , pela diretora da Divisão de Licitações do TRF1, Elizete Ferreira Costa, e pela diretora da Secretaria Administrativa da SJPI, Ana Valéria Neiva Moreira Araújo.

Durante cinco dias, profissionais e especialistas reuniram-se no prédio-sede da SJPI para acompanhamento de workshops e palestras. O evento contorno com programação diversificada, abordando temas relevantes para a eficiência e transparência dos processos administrativos. A diretora da Divisão de Licitações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Elizete Ferreira Costa, ministrou escritórios sobre a Elaboração de Artefatos de Planejamento de Contratação com base na Lei 14.133/2021, Resolução Presi 36/2021-TRF1. 

No terceiro dia do evento, os servidores da SJPI também participaram do workshop “Suprimento de Fundos: Teoria e Prática”, ministrado pela diretora da Divisão de Análise Contábil e Custódia do TRF, Aldenes Almeida Machado. No quarto e no quinto dias, o foco foi a gestão e a fiscalização de contratos administrativos. Os ministros foram o diretor da Divisão de Contratos do TRF1, Carlos Tadeu da Rocha, e o supervisor da Seção de Elaboração e Formalização de Contratos do TRF1, Webes Ribeiro da Silva, que compartilharam conhecimentos e boas práticas para otimizar esses processos, proporcionando uma visão abrangente e atualizado para os participantes.

Aprendizado e integração 

O servidor Carlos Alberto Rodrigues, supervisor da Seção de Auditoria de Gestão (Seaug), destacou a qualidade dos cursos oferecidos pela SJPI, comparando-os favoravelmente a outras formações que já frequentou em Brasília, São Paulo e Teresina. Segundo ele, o curso foi eficiente e eficaz, porque aliou teoria, prática, interação, interação e participação individual. Também elogiei a organização do evento, classificando-o como impactante e expressando sua admiração pela qualidade profissional e humana dos servidores das Subseções. “Parabenizar a diretora Ana Valéria Neiva, pelo compromisso na organização e participação ativa, bem como o diretor do Foro, juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento, que apoiou a iniciativa e que, no seu discurso de abertura, citou o pedido Paulo em suas palavras – tudo deve ser feito com amor”, declara. O supervisor de Suaug destacou a competência e o profissionalismo da instrutora Elizete Ferreira Costa, diretora de Licitações do TRF1, elogiando seu domínio da matéria, sua disponibilidade e sua educação. Destacou, ainda, a diretora da Secretaria Executiva Geral do TRF1, Izabelly Michelle Cavalcante Normando, por transmitir confiança, pela sua inteligência e talento. Rodrigues sugere que o evento esteja incluído no calendário anual permanente da SJPI: “Espero que haja esforço no sentido de tornar essa tão estimulante como iniciativa prática anual permanente de locução de aperfeiçoamento e aprendizado das tarefas institucionais”, declara.

A servidora Eliana Candeira Valois, responsável pelo Setor de Biblioteca (Setib), expressa seus agradecimentos à Diretoria da Secad da SJPI pela oportunidade de participar de uma importante fonte de conhecimento. Ela destaca que o aprendizado adquirido será um crescimento contínuo, graças às ferramentas fornecidas pelos professores, com menção especial à professora Elizete Costa, pela paciência e dedicação: “A professora Elizete 'alfabetizou' os participantes, oferecendo uma atenção cuidadosa a cada um”. O servidora também elogiou a interação com a turma, que se tornou as 20 horas de aula mais leves e produtivas.

"O curso foi bem estruturado, a apresentação dos conteúdos foi eficaz quanto à aprendizagem e a didática, com a utilização de elementos práticos e discussão dos temas foi de grande importância para a assimilação dos conteúdos. Além disso, o fato de ser presencial também contribuiu para a troca de informações e vivências entre os alunos" destacou Antonio Joilson Gomes de Sousa, supervisor da Sesap da Subseção Judiciária de Corrente–PI.

“O curso foi extremamente útil para identificar e resolver problemas recorrentes na minha rotina de trabalho”, defende a supervisora ​​da Sesap da Subseção Judiciária de Floriano–PI, Vivyanne Reis da Rocha Silva. Segundo ela, a capacitação proporcionou uma visão abrangente e prática sobre os processos de contratação e gestão de fornecimento de fundos, áreas que frequentemente apresentam desafios em nosso dia a dia. “Os escritórios ministrados, especialmente aqueles que abordaram a elaboração de projetos de planejamento de contratação e a gestão de contratos administrativos, trouxeram claros sobre os procedimentos corretos e sobre como evitar erros comuns. Além disso, uma troca de experiências com colegas de outras subseções judiciárias foi enriquecedora, permitindo a identificação de boas práticas que podem ser inovadoras para aumentar a eficiência e a transparência em nossos processos. A abordagem prática, aliada ao conhecimento teórico apresentado pelos especialistas, mostrou ferramentas concretas para melhorar a gestão dos fundos e contratos, o que certamente facilitará a resolução de problemas na minha rotina de trabalho”, enfatiza o servidora.

Participantes do I Encontro de Supervisores das Seções de Apoio Administrativo e Operacional das Subseções Judiciárias (SESAPs) da Seção Judiciária do Piauí (SJPI)


186 visualizações

Veja também