A campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio, é realizada anualmente no Brasil e em diversos países. Iniciada em 2015, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), visa promover o diálogo sobre saúde mental, informar a população sobre os sinais de alerta do suicídio e incentivar a busca por ajuda.
A campanha Setembro Amarelo amplia a conscientização sobre o suicídio, promovendo a discussão aberta sobre saúde mental, desmistificando tabus e incentivando a busca por ajuda. Além disso, ela fortalece redes de apoio e fornece informações essenciais sobre prevenção, ajudando a identificar sinais de risco e a salvar vidas.
O amarelo foi escolhido para a campanha de combate ao suicídio devido à história de Mike Emme, um jovem estadunidense que, em 1994, aos 17 anos, tirou a própria vida dirigindo um carro Mustang 1968, que ele mesmo havia restaurado e pintado de amarelo. Após sua morte, os amigos e a família de Mike distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio a pessoas que poderiam estar enfrentando situações semelhantes. Esse gesto deu origem ao movimento Yellow Ribbon (Fita Amarela), que se tornou um símbolo de prevenção ao suicídio.
Quando o Setembro Amarelo foi adotado no Brasil, em 2015, essa cor foi escolhida para representar a campanha, simbolizando a luz do sol e a esperança, para trazer visibilidade ao tema e estimular o diálogo sobre saúde mental e prevenção do suicídio.
CVV: apoio emocional gratuito em Teresina
O Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental sem fins lucrativos, que atua na prevenção do suicídio, oferece atendimento 24 horas por dia para pessoas que precisam conversar. O serviço é gratuito e anônimo. Em Teresina, o contato pode ser feito pelo telefone (86) 3222-0000. O CVV atua na prevenção do suicídio, oferecendo escuta ativa e acolhimento.
Para mais informações, acesse: https://www.cvv.org.br/
Em caso de crise, pode-se ligar também para 188 é o número de telefone do CVV em todo o Brasil. Ele foi escolhido e padronizado para facilitar o acesso ao serviço de apoio emocional oferecido pelo CVV, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.