Na última sexta-feira, 29 de novembro, a 7ª Vara Federal no Piauí, também conhecida como Sétima Laborativa, comemorou 14 anos de sua instalação em um evento especial. A Vara, instituída pela Lei nº 12.011 de 4 de agosto de 2009 e operacionalizada pela Resolução PRESI CENAG nº 14, de 13 de maio de 2010, foi instalada oficialmente em 29 de novembro de 2010.
Sob a titularidade do juiz federal Geraldo Magela e Silva Menezes, a celebração dos 14 anos da Sétima Laborativa não apenas homenageou sua trajetória, mas também reforçou sua importância na garantia de direitos e na promoção da cidadania no Piauí.
O evento contou com homenagens aos servidores que, ao longo desses 14 anos, contribuíram para o funcionamento e eficiência da Vara. Também foram exibidos um vídeo sobre as atividades do juizado e um documentário dedicado à vida e obra de Pontes de Miranda, um dos maiores juristas da história brasileira, conhecido por sua vasta produção intelectual como filósofo, matemático, sociólogo e escritor.
Durante o evento comemorativo, foi realizado o pré-lançamento do livro “Casa Nova, poeira velha”, de autoria de Walter Schel, a convite do magistrado Geraldo Magela. A obra trouxe reflexões sobre mudanças e permanências, alinhando-se ao espírito de celebração e memória da Sétima Laborativa.