O Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem o objetivo de mobilizar pessoas, comunidades e nações em prol do esforço de proteção e cuidado do planeta. Na Seção Judiciária do Piauí (SJPI), a data foi comemorada com entrega de mudas e o início da Campanha de coleta de lixo eletrônico da MP3, que inclui itens como telefones, carregadores, aparelhos de som e outros eletrônicos em geral.
Durante o evento, estiveram presentes servidores, prestadores de serviço e estagiários, que receberam mudas de plantas frutíferas e ornamentais para serem plantadas. Para a responsável pelo Serviço de Apoio à Gestão Socioambiental (Seramb), Regina Celi Ferreira Nunes, essas atividades promovem integração e conscientização.
“Nós da SJPI estamos empenhados na promoção de práticas mais sustentáveis, começamos a dar andamento na compra de coletores para incentivar ainda mais a coleta seletiva e a reciclagem no nosso ambiente de trabalho”, afirma.
Ao longo de todo o mês de junho, a SJPI estará promovendo a conscientização em relação ao meio ambiente, por meio da arrecadação de lixo eletrônico em parceria com a ONG Movimento Pela Paz na Periferia (MP3). Esta organização recicla o material e arrecada dinheiro para oferecer cursos para populações com menos acesso.
Além disso, no dia 14 de junho, ocorrerá roda de conversa virtual, via Teams, aberta ao público externo. Com o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no dia a dia: o futuro começa por você!”, a professora Ana Keuly Luz Bezerra, docente nos Programas de Mestrado em Políticas Públicas e em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e coorientadora no Doutorado de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI, dará dicas de atitudes sustentáveis diárias e possíveis para todos.
Para mais fotos, confira a galeria.