A Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária de Rondônia é hoje uma unidade judiciária de alta performance laborativa. Por isso a Comissão Avaliadora do certame Selo Estratégia em Ação outorgou a ela o prêmio no grau Diamante, no ano de 2017. Não foi fácil, foi ralado, como se diz no jargão popular. O esforço para chegar a esse nível demandou a indispensável e necessária participação de todos, juízes, servidores e colaboradores. O resultado não poderia ser outro, senão o reconhecimento pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região que esta Turma Recursal rondoniana é da categoria Diamante, isto é, atingiu o grau de excelência no cumprimento de metas estratégicas processuais das unidades jurisdicionais do primeiro grau da Justiça Federal da 1ª Região!!
O reluzir do setor, no entanto, não vem apenas das atividades relativas ao trabalho operacional fim, como o processamento célere das ações, a realização das sessões de julgamento e o excelente serviço de prestação jurisdicional à comunidade que a procura, mas decorre sobretudo daquilo que o juiz Flávio Fraga e Silva chama de "gestão democrática", onde prevalece um profundo sentimento de bem-estar e valorização das pessoas que lá trabalham, criando ao final uma atmosfera de paz, amor e harmonia na ambiência laboral, o que deixa a todos tranquilos e motivados a dar o melhor de si para que os jurisdicionados da Turma Recursal recebam o tratamento mais eficiente e no menor tempo possível. O prêmio Diamante é resultado dessa profunda integração profissional e humana da equipe do Colégio Recursal.
Atualmente a TR tem a seguinte composição: Marcelo Stival, juiz federal oriundo da cidade Paranaguá, Paraná, na terceira relatoria; Ricardo Beckerath da Silva Leitão, advindo da Bahia de Todos os Santos, Salvador, na primeira relatoria; e o magistrado Flávio Fraga e Silva, egresso do município de Rio Branco, no Estado do Mato Grosso, na presidência e segunda relatoria. Registre-se, ainda, a participação do juiz federal Walisson Gonçalves Cunha como suplente. Ao que se percebe da visita jornalística à Turma Recursal, o clima de relação profissional entre esses jovens magistrados beira as raias da fraternidade! São altamente disciplinados, produtivos e técnicos nos afazeres judiciais, mas também sabem compartilhar a descontração, o bom humor e cordialidade entre si e no meio social dos seus colaboradores.
Dados estatísticos registram que, em 2017, foram distribuídos: 4.129 recursos e julgados 3.383. Esses números, e outras informações úteis, são disponibilizados para o público em geral através do Mural da Transparência, no corredor de acesso ao órgão, no 2º piso. Na sala de sessão, o nome do saudoso e falecido juiz federal Herculano Martins Nacif permanece incólume, numa placa colada à parede, como uma menção à memória do grande magistrado e também como fonte de inspiração aos novos julgadores.
Dentre os servidores, destacam-se, pelo critério tempo de trabalho na Justiça Federal, os serventuários Terezinha de Jesus dos Santos, Márcia Amaral de Souza, Marcos Fernando Campana, Márcio Martins Gomes de Souza, diretor do núcleo administrativo da TR, todos com mais de 20 anos de bons serviços prestados à Seção Judiciária de Rondônia. Trabalham, ainda, na secretaria da Turma Recursal: Adriana Gomes de Oliveira, Amanda Bezerra da Silva, Dhiego Maia toldo, Isadora da Cruz Almeida, João Batista Duarte Calixto, Jussara de Carvalho Peréa, Nelson Satoshi Kuroda, Aline de Araújo Guimarães Leite, Jully Anne Cavalcante Pereira, Larissa Góes Teixeira, Sendy Nara Cândido da Silva Souza, Tarsilla Thaís Barroso Alvarenga, Laís Cristina Pacheco e Júlio César Júnior.