Realizou-se na tarde de 1º de fevereiro, às 14h30, no auditório da seccional, o ato de apresentação dos novos juízes federais que irão judicar na Seção Judiciária de Rondônia. A solenidade foi presidida pelo magistrado Dimis da Costa Braga, diretor do foro, e contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, além de servidores, procuradores federais, juízes federais, defensores, prestadores de serviço e estagiários.
Depois de saudar os juízes, disse Dimis Braga: “Todo dia para mim é dia de aprendizado aqui na Seção Judiciária de Rondônia; é importante receber aqui os novos magistrados com o esmero dos mínimos detalhes, porque eu recebo isso dos rondonienses; eu consigo ter esse cuidado porque eles realmente nos transmitem isso. Na Bahia, eu participei de uma promoção gigante e não houve esse tipo de apresentação, eu que tive de ir me apresentando às autoridades locais, lá não houve a preocupação de fazer a apresentação dos novos magistrados”.
Apenas três dos seis novos juízes puderam comparecer ao ato. Os magistrados Bernardo Tinoco de Lima Horta, oriundo da 8ª vara do Estado do Pará, titularizado na 1ª vara da Subseção Judiciária de Ji-Paraná, pelo critério de antiguidade; Marcelo Elias Vieira, oriundo da 2ª vara do Estado de Roraima, titularizado na 2ª vara da Subseção Judiciária de Ji-Paraná, pelo critério de merecimento; e Leonardo Hernandez Santos Soares, oriundo da Vara Única da Subseção Judiciária de Rondonópolis, que foi titularizado na vara única da Subseção Judiciária de Vilhena; pelo critério de antiguidade, em razão da distância e da apertada agenda de trabalho, estiveram justificadamente ausentes à solenidade. Mas foram mencionados.
Foram apresentados e assinaram o termo de exercício os juízes Lucílio Linhares Perdigão de Morais, oriundo da 9ª vara federal da Bahia, titularizado na 4ª vara da SJRO, pelo critério da antiguidade; Monique Martins Saraiva, oriunda da 18ª vara federal da Bahia, titularizada na 2ª vara da SJRO, pelo critério de merecimento; e Rodrigo Gasiglia de Souza, oriundo, oriundo da Vara Única de Campo Formoso, Bahia, e titularizado na Vara Única de Guajará-Mirim, pelo critério de merecimento.