Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/11/2015 -

Dimis Braga vai indicar nome de Herculano para Sala de Sessão de Julgamento da Turma Recursal

Dimis Braga vai indicar nome de Herculano para Sala de Sessão de Julgamento da Turma Recursal

Juiz Herculano Nacif recebendo Comenda na Assembleia Legislativa

Dimis da Costa Braga, juiz federal diretor do foro, vai enviar ofício à presidência do Tribunal Regional Federal indicando o nome do falecido magistrado Herculano Martins Nacif para a denominação da Sala de Julgamento da Turma Recursal dos Juizados Especiais do Estado de Rondônia. A sugestão foi feita pela desembargadora federal Gilda Maria Sigmaringa Seixas, que esteve recentemente na seccional participando da Inspeção Geral Ordinária e da homenagem a Herculano na TR. A Secretaria Administrativa já está providenciando o conjunto de informações que irá subsidiar o pleito junto ao TRF1. A Assessoria de Comunicação e o Pró-Memória participam, estão municiando a Secad com informações relativas às atividades desenvolvidas por Herculano Nacif na Justiça Federal de Rondônia. A missa de 7º dia, realizada ontem, às 19h, na Igreja São Cristóvão, na data de seu aniversário, teve a participação de muitos servidores, familiares, amigos e magistrados. O evento religioso foi filmado pela ASCOM e a produção integrará o acervo memorial da seção judiciária.

Herculano Martins Nacif nasceu em Abre Campo/MG, em 15 de novembro de 1963. Era Formado em Ciência Jurídica pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG, onde colocou grau em 1987. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Direito de Sete Lagoas/MG, em 1991. Advogou de 1987 até 1998, quando assumiu o cargo de Defensor Público em Minas Gerais, função que exerceu até o ano de 2001, quando assumiu a magistratura federal. Como Juiz Federal, atuou em Belém, Altamira, Marabá, Belo Horizonte, Ji-Paraná e, atualmente, era titular da 5ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária de Rondônia, em Porto Velho.

Exerceu as funções de Diretor das Subseções Judiciárias por onde passou e a direção do foro da Justiça Federal em Rondônia, de 2009 a 2012 e de 2013 até o dia 31 de maio de 2014. Foi Juiz Eleitoral titular no Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia no biênio 2011/2013. Foi membro titular da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, no período de 2012 a 2013. Atuou também no Juizado Especial Federal (4ª vara). Foi membro titular da Turma Regional de Uniformização de Jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária de Rondônia.

O juiz federal Herculano Martins Nacif foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado, na manhã de 12/12/2014, com as comendas Voto de Louvor e Medalha do Mérito Legislativo por ter prestado relevantes serviços à administração pública à época em que era diretor do foro da Seção Judiciária de Rondônia e enfrentou os efeitos da maior cheia do século do caudaloso rio Madeira, ocorrida no início deste ano de 2014. O magistrado comandou o Movimento de Resistência às águas da enchente e manteve, mesmo a duras penas à gestão administrativa da seção judiciária, a Justiça Federal funcionando. Dentre outras autoridades, estiveram presentes os juízes federais Flávio Fraga e Silva, Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral e Dimis da Costa Braga, atual diretor do foro da Seção Judiciária de Rondônia, que fez um discurso de saudação ao homenageado, enaltecendo suas qualidades morais, culturais e profissionais e falando da amizade que nutre pelo condecorado há muitos anos. O autor da propositura da outorga, deputado Jean de Oliveira (PSDB), presidiu a solenidade. Estavam presentes, também, servidores da seccional e representantes do Tribunal de Justiça do Estado, do Governo Estadual e do Ministério Público Federal.

Lecionou Direito Constitucional no curso preparatório para a magistratura da EMERON (Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia), em 2012 e 2013. Era membro do Comitê de Saúde de Rondônia, do Conselho Nacional de Justiça. Escreveu a obra intitulada “Eles, os Advogados, vistos por um Juiz”. Por indicação dos escritores Serpa do Amaral e Dimis Braga, ingressou na Academia Rondoniense de Letras, onde tomaria posse como imortal da literatura rondoniense em 10 de dezembro deste ano.

Lecionou Direito Penal e Processual Penal no curso preparatório para a magistratura da ANAMAGES (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) em Minas Gerais, no ano de 2003.


58 visualizações