Em solenidade histórica - posto que, com o advento da pandemia viral, é a primeira vez que se realiza um evento desse tipo e desse porte através de sistema eletrônico via internet - foi empossada dia primeiro de junho, às 16h, em transmissão direta da Capital Federal, a nova diretoria da Seção Judiciária de Rondônia, tendo à frente, respectivamente, nos cargos de diretor e vice-diretor do foro, os juízes federais Flávio Fraga e Silva e Walisson Gonçalves Cunha.
O ato solene foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, que também deu posse aos novos dirigentes de 14 seções judiciárias sob a jurisdição da Justiça Federal da 1ª Região, para o biênio 2020/2022. Também foram empossados, mas sem ocorrência de solenidade, os novos diretores das subseções judiciárias de Ji-Paraná - juiz federal Marcelo Elias Vieira - e de Vilhena - juiz federal André Dias Irigon, para igual período.
Depois de esclarecer que já vem desempenhando a função de juiz diretor do foro, dado o afastamento da magistrada Jaqueline Gurgel do Amaral em razão do gozo de licença maternidade, Flávio Fraga disse que um dos grandes objetivos da sua gestão “vai ser sempre proporcionar a melhor infraestrutura para que os juízes possam prestar a jurisdição de maneira efetiva e eficiente à comunidade do Estado de Rondônia. Vai ser um grande desafio, mas nós prometemos nos empenhar ao máximo para que todos possam exercitar a função jurisdicional da melhor maneira possível”.
Já nesta quarta-feira, dia 03 de junho, Fraga e Silva vai se reunir com os novos diretores das subseções e com a diretora administrativa, Aline Freitas, para tratar de projetos e planos para o biênio administrativo que se inicia, em relação às subseções judiciárias interioranas.