Desde o dia 10 de abril, o Processo Judicial Eletrônico passou a ser uma realidade na sede da Justiça Federal do Estado de Rondônia, e, em poucos dias, será também nas subseções de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Vilhena, conforme o plano de expansão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.
Aqui na capital, na Sala de Treinamento da seccional, um grupo de servidores recebeu qualificação técnica para lidar com as ferramentas processuais eletrônicas através do curso de Formação de Formadores do Sistema PJe que foi aplicado pelo servidor Carlos Roberto Santiago Meneses, diretor de secretaria da 5ª vara ambiental e agrária, que só espera a autorização da alta administração do TRF1 para aplicar o mesmo curso aos servidores das subseções de Ji-Paraná e Vilhena. Os serventuários da Subseção Judiciária de Guajará-Mirim serão treinados pelo servidor Glauber Calheiros de Sá.
Em 06/04, foi concluído o módulo de treinamento dos servidores de Porto Velho, com a presença do servidor Waldirney Guimarães, diretor administrativo da seccional e da supervisora da Seder, Joana Darc Moura. Nos dias 24 e 25 deste mês passarão por treinamento os servidores de Vilhena e, nos dias 27 e 28, também de abril, os de Ji-Paraná. Com o pleno funcionamento do PJe, a Justiça Federal de Rondônia espera poder alavancar ainda mais sua capacidade operacional de bem servir à comunidade local através da efetiva prestação jurisdicional a que todos almejam.