Foram retomadas hoje, na segunda metade deste mês de junho, as obras de preparação infraestrutural do terreno adjacente, onde será construído o novo estacionamento da Seção Judiciária de Rondônia. Em parceria com o 5º Batalhão de Engenharia e Construção, estão sendo realizados os serviços de terraplanagem e encascalhamento, com a utilização de três máquinas pesadas e uma equipe de quatro operadores militares. A área foi recentemente repassada à Justiça Federal pela Delegacia de Patrimônio da União, tendo sido formalmente recepcionada pelo juiz federal diretor do foro, Marcelo Stival, e será disponibilizada à frota de veículos dos servidores da seccional.
Em contrapartida aos serviços prestados pelo 5º BEC, a administração da seção judiciária irá repassar 13.311,00 litros de óleo diesel comum à unidade militar, para cobrir os custos operacionais de limpeza, remoção de entulho e terraplanagem do terreno, bem como do transporte de cascalhos da Cascalheira Bate Estaca, espalhamento do material, compactação e nivelamento do terreno. A parceria entre as duas instituições foi firmada em virtude das restrições orçamentárias e os cortes de verbas para obras desde o ano de 2016. O valor estimado dessa empreitada está orçado em mais de R$ 80.000,00, caso houvesse licitação formal. Com a parceria, a administração da Justiça Federal irá bancar apenas o valor do Óleo Diesel, que custará cerca de 38 mil reais.
O juiz Marcelo Stival está em tratativas com a Prefeitura Municipal visando o obter o fornecimento, a título de doação, do material chamado de "asfalto fresado", que é retirado das operações "tapa buracos", e serve para compor a camada de cobertura do cascalho e melhorar a impermeabilização do terreno, evitando a formação de lama, conforme informou o servidor Roberval Porto. A entidade sindical SINDIJUFE também tem participado dos contatos com as autoridades municipais, procurando facilitar a consecução da meta do novo estacionamento pela atual administração da Seção Judiciária.