As melhores produções do "Concurso de Fotografia Rondônia é Mais" estão expostas desde hoje, 22 de maio, no hall do segundo piso da Seção Judiciária de Rondônia. Ao todo, 26 fotos compõem a exposição, que já esteve em mostra no Palácio Rio Madeira em Porto Velho, em abril. De acordo com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), mais de 900 fotos foram enviadas de 45 municípios de Rondônia.
Na visão do superintendente da pasta Júlio Olivar, o concurso (realizado em março deste ano) foi criado para mostrar um olhar diferente do Estado através das lentes da população. "O concurso surgiu da necessidade da gente fazer com que os rondonienses vissem o estado através dos seus próprios olhares. E o concurso mostrou diversas facetas do estado, desde mineral, vegetal, artístico, monumentos históricos entre outros", explicou o superintendente para o G1.
Informa o G1 que o ganhador do concurso foi o engenheiro civil Pedro Augustinho, morador de Nova Mutum Paraná, distrito de Porto Velho. "Eu moro lá há mais de dois anos e juntei o gosto da pescaria, natureza e fotografia e fiz a imagem. Agora é comemorar o primeiro lugar", disse.
Na segunda colocação ficou Danilo Degra da Silva de Cacoal, Zona da Mata, e o em terceiro, Marciel Albino Wobeto, de Vilhena. As demais fotografias são de pessoas da capital e do interior de Rondônia.
A comissão julgadora foi composta por três pessoas. "Um fotógrafo jovem, um professor de fotografia experiente e um publicitário formaram a comissão. Eles tiveram que selecionar o 1°,2° e 3° lugar e mais 23 fotografias para compor a exposição que vai passar por todo o estado ao longo deste ano. Nossa alegria é que nas três edições, três fotógrafos amadores ganharam, e isso demonstra o olhar peculiar deles", declarou Olivar. No segundo semestre a exposição será realizada no interior de Rondônia.