Depois de mais de um ano de trabalho, ficou pronto o estacionamento anexo da Seção Judiciária. Dia primeiro de março, uma comitiva capitaneada por Marcelo Stival, juiz federal diretor do foro, esteve fazendo uma vistoria final na obra para se inteirar dos detalhes técnicos e de funcionamento. O novo estacionamento tem capacidade para abrigar cerca de 60 veículos e foi construído para fazer frente ao crescimento da demanda relativa à frota de automóveis dos servidores da Justiça Federal. Stival gostou do que viu, foi informado dos últimos procedimentos a serem adotados e tomou a iniciativa de liberar o espaço para uso a partir da próxima segunda-feira, enquanto a equipe da Secretaria Administrativa prepara a solenidade inauguração oficial do pátio estacionário.
O termo de entrega do imóvel localizado ao lado da Seção Judiciária, com 1.800 m2, foi repassado ao juiz Marcelo Stival em fevereiro de 2017 pelo então Superintendente do Patrimônio da União em Rondônia, Ismael Correia Vaz. A definitiva conquista legal do terreno se revestiu de grande importância para toda comunidade funcional da Justiça Federal, pois representou a possibilidade concreta de solucionar o problema da demanda por vagas de estacionamento para a frota de veículos de servidores e outros usuários. Na oportunidade, Marcel Stival agradeceu ao Superintendente da União e disse que, desde de 2011, quando chegou a Rondônia e foi titular da 1ª vara, já se preocupava com a utilização do terreno ao lado, naquela época frequentado por usuários de drogas. Hoje, o imóvel está pronto para receber a frota de veículos dos serventuários.
O setor responsável pela administração do espaço informou que os usuários deverão levar em conta as seguintes regras: estacionar apenas nos locais demarcados; atentar para a planta gráfica do fluxo dos veículos; orientar para os usuários do novo estacionamento para evitar de deixar os veículos nessa área após às 18 horas, pois a partir desse horário tem apenas dois vigilantes e não há monitoramento de cftv no local; evitar arrancadas bruscas, pois o piso não está asfaltado; usar os passeios/calçadas para deslocamentos a pé dentro do estacionamento; nunca estacionar em cima das calçadas e passeios; usar velocidade moderada de, no máximo, 30 km/h dentro do estacionamento; estacionar os veículos sempre de ré, porque isso facilita a saída em dias normais e em caso de possível situação de evacuação emergencial. Recomenda-se, também, que os usuários do novo estacionamento adquiram guarda chuva e mantenha dentro de seus veículos, pois terá distâncias razoáveis a serem percorridas em dias de chuvas.