24/03/23 15:37
Arte: Serbi/SJRO
O ano de 2022 foi de grandes avanços para a sustentabilidade da Justiça Federal em Rondônia (JFRO), com destaque para a conclusão dos serviços de instalação de um novo sistema de refrigeração e da usina fotovoltaica. Os novos equipamentos reduziram consideravelmente o consumo e os gastos com energia elétrica, um dos principais desafios do órgão até 2021.
De modo geral, a JFRO conseguiu cumprir integralmente 13 das 17 metas estabelecidas no Plano de Logística Sustentável (PLS), alcançando um resultado regular de quase 80% no seu desempenho. Entre as metas não alcançadas integralmente, duas tiveram percentual de cumprimento superior a 90%, não sendo atingidas em razão de ocorrências extraordinárias no período base.
“Nos próximos anos, espera-se que a seccional continue avançando no aprimoramento de suas práticas e no amadurecimento de uma cultura sustentável, comprometendo-se a cumprir todas as metas estipuladas para o ciclo 2021-2026. Para atingir esse objetivo, o Seram/RO está planejando a elaboração do Programa de Sustentabilidade da Seção Judiciária de Rondônia, que deverá ser lançado em 2023”, declarou Renato Alfaia, presidente da comissão.
Comissão – Fazem parte da comissão: Renato Alfaia Pereira, presidente; Alex Sandro Almeida Mattos; vice-presidente; Vanessa Monteiro Rocha, secretária; os membros Carlos Roberto Santiago Meneses, Sara Regina da Silva Lago, Alex Correa de Leles, Aurelino Helwecyo da Silva Lopes, Diógenes Nogueira da Silva Alexópolus e David Nascimento Moraes Júnior, conforme a Portaria SJRO-Diref 150/2021.
Para o órgão, a introdução de novas tecnologias, a inovação dos processos de trabalho e o desenvolvimento de novos hábitos certamente conduzirão o Poder Judiciário a um futuro mais eficiente e sustentável, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a existência digna da atual e das futuras gerações.