Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/02/2014 -

Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região instala 6ª vara

Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região instala 6ª vara

Mesa de honra da solenidade de instalação da 6ª vara federalDez anos depois de ganhar a primeira vara especializada no julgamento de processos do Juizado Especial Federal (JEF), a Seção Judiciária de Rondônia comemorou segunda-feira, dia 24, a instalação de mais uma unidade com competência para processar e julgar os feitos que envolvem causas de interesse direto da União ou de suas autarquias e fundações, até o valor de 60 salários mínimos. O presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, inaugurou a 6.ª Vara Federal e a Turma Recursal. A cheia histórica do rio Madeira foi lembrada pelo presidente em seu discurso. “Inicialmente, gostaria, em nome do TRF1, de prestar nossa solidariedade aos desabrigados pela enchente. Esperamos que, cessada a calamidade que assola esta região, volte a imperar o otimismo, pois como disse Winston Churchill, ‘um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; ao passo que um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade’”, afirmou. O presidente do Tribunal chamou a atenção de todos para o ideal de justiça, tão bem definido pelo escritor português José Saramago, para quem “todos temos o direito de esperar a justiça, simplesmente justiça”.

A coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1.ª Região, desembargadora federal Neuza Alves, relembrou sua primeira investidura como juíza federal, em 1988, quando foi designada para a 2.ª Vara de Rondônia, e explicou os motivos pessoais que a levaram a não assumir o cargo em Porto Velho. Em seguida, a coordenadora deixou uma mensagem de encorajamento à seccional, tendo em vista a missão que se inicia com a instalação dos novos órgãos julgadores.

A 6.ª Vara Federal de Rondônia irá dividir com a 4.ª Vara da Seção Judiciária o acervo de mais de 15 mil processos que já tramitam na unidade, e terá sob sua jurisdição a capital e mais 14 municípios da região. O responsável pela condução dos trabalhos será, inicialmente, o juiz federal Dimis da Costa Braga, para quem a nova vara irá melhor estruturar “a prestação jurisdicional na Seção Judiciária para aqueles que mais necessitam da justiça”, duplicando as condições para o oferecimento de um serviço célere, eficaz e de qualidade.

O diretor do foro da Seccional de Rondônia, juiz federal Herculano Nacif, também externou sua satisfação ao inaugurar as unidades, segundo ele em uma data histórica para a Seção Judiciária. “A data é significativa porque estamos fechando um ciclo de notável expansão da Justiça Federal em Rondônia, completando, agora, dez unidades jurisdicionais, sendo seis varas na Capital, duas varas na Subseção de Ji-Paraná e as varas únicas das subseções de Guajará-Mirim e Vilhena, o que representa mais que o dobro de nossa capacidade instalada há dez anos”. E complementou dizendo que a Vara de JEF e a Turma Recursal Permanente, “representam a Justiça dos novos tempos, com seu rito simples, célere, informal e eficaz”, finalizou.


58 visualizações