Inscrições aqui (até 21/02/2018).
A Justiça Federal vai realizar em fevereiro um dos maiores eventos de exposição e debate de idéias jurídicas do Estado: o Sétimo Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental - VII SEJAO, que acontecerá, nos dias 22 e 23 deste mês, no auditório da Seção Judiciária de Rondônia, com abertura às 14 horas, pelo juiz federal diretor do foro, Marcelo Stival. Várias palestras serão proferidas no auditório do Fórum "Ministro Jarbas Nobre", com a participação de expositores de Rondônia e de outros estados da federação, tendo como tema principal "O Controle da Corrupção no Brasil Contemporâneo: Papel da Sociedade e do Estado". A coordenação científica é do magistrado federal Dimis da Costa Braga, titular da 5ª vara federal e partícipe histórico do seminário.
A jornada de estudos tem por objetivo tornar a seccional, nos dois dias de tertúlia, um centro de promoção do saber jurídico, onde ilustres palestrantes são convidados a trocar ideias, analisar temas jurídicos relevantes e realizar exposição de teses e convicções relativas aos institutos da Ciência do Direito e sua aplicação no cenário histórico vivenciado pela sociedade brasileira.
O primeiro SEJAO foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, quando a Justiça Federal comemorava seus 25 anos de instalação em Rondônia, fruto da concepção do juiz federal, então diretor do foro, Geraldo Magela e Silva Menezes, e contou com a presença do então presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian.
A palestra inaugural "Breve História da Justiça Federal" teve como expositor o Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ilmar Nascimento Galvão. O falecido desembargador federal Eli Goraieb, pioneiro da Justiça Federal no antigo Território Federal de Rondônia, foi lembrado em homenagem in memorian que contou com a presença da viúva, desembargadora federal Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, então presidente do TRF da 4ª Região.
Após uma breve interrupção na sua agenda de realização dos seminários, a Justiça Federal em Rondônia volta a ser palco de grandes exposições e debates do pensamento jurídico contemporâneo!
Inscrições aqui (até 21/02/2018).