Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/02/2008 -

Acusações contra Marcelo são as mesma de governador prestes a ser cassado

Acusações contra Marcelo são as mesma de governador prestes a ser cassado



Em comentário exibido na TV UOL News, a jornalista Lúcia Hipólito abordou os sete processos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra os governadores que podem perder o mandato: Tocantins, Sergipe, Rondônia, Maranhão, Paraíba, Alagoas e Santa Catarina.

“A situação mais dramática é a do governador de Santa Catarina porque dos sete ministros do TSE, três já votaram a favor da cassação de seu mandato. O governador Luiz Henrique (PMDB) é acusado de uso indevido dos meios de comunicação, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e abuso de poder econômico", conta Lucia Hippolito, ao salientar que os os governadores de Tocantins e Sergipe, Marcelo Miranda(PMDB) e Marcelo Deda(PT), também sofrem as mesmas acusações.

Já Ivo Cassol, do PPS de Rondônia, é acusado de compra de votos por meio de cabos eleitorais. O da Paraíba, Cássio Cunha Lima(PSDB), já foi cassado duas vezes pelo TRE do Estado e se segura na cadeira graças a uma liminar concedida pelo TSE, acusado de distribuição de dinheiro a cabos eleitorais por meio de uma fundação. O governador do Maranhão é acusado de se beneficiar da distribuição de cestas básicas e kits salva-vidas pelo então governador José Reinaldo Tavares, seu correligionário. O de Alagoas, Teotônio Vilela Filho(PSDB), também teve o mandato contestado pelo adversário derrotado.

"Muitos desses casos são de reeleição, então, dependendo de como o TSE julgar pode reforçar o argumento daqueles que querem extinguir a reeleição", analisa a cientista política, que avalia como devem caminhar os julgamentos. "Não é uma coisa tão ágil, mas como começam no TRE e já estão chegando ao TSE não devem demorar muito, não. E cada governador responde a processos separadamente", conclui.

(Com informações do Portal UOL)


70 visualizações