07/11/22 15:25
O filho de Iracele, Luciano de Catro, durante evento que homenageou sua mãe.
Uma das servidoras mais radiantes que já passaram pela Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), Iracele Barros Leite de Castro, foi homenageada, nesta segunda-feira (7), em Goiânia (GO), com a destinação de seu nome para o auditório do edifício-sede da Seção Judiciária de Goiás (SJGO), onde atuou entre os anos de 2009 e 2014 e, numa segunda passagem, de 2016 a abril de 2021, quando faleceu devido a complicações decorrentes da covid-19. Ela também era jornalista por formação.
Foi na Seção Judiciária do Tocantins que Iracele tomou posse na Justiça Federal, em 1993. Em 2019, foi para a SJGO e depois retornou para a SJTO, onde permaneceu por mais dois anos, entre 2014 e 2016. A homenagem ocorreu durante a solenidade de abertura da Correição Ordinária da SJGO, com as presenças do corregedor-geral da 1a Região, desembargador federal Néviton Guedes; do diretor do Foro em exercício da SJGO, juiz federal Marcos Silva Rosa; do diretor da Secretaria Administrativa da SJTO, Ricardo Antonio Nogueira Pereira; de familiares, entre eles o viúvo de Iracele, Luciano Castro, e seus filhos Vitor Hugo, João Gabriel e Luciano; além de servidores da SJGO.
Representando magistrados e servidores da SJTO, Ricardo Antonio, agradeceu pela homenagem prestada à sua amiga e companheira de trabalho. "É uma honra estar aqui representando os colegas do Tocantins e magistrados que por lá passaram. (Iracele) foi uma pessoa de extrema competência. Tive o privilégio de trabalhar com ela, mais próximo, por um bom período... Agradecemos a Seção Judiciária de Goiás por esse momento tão especial de homenagem a essa pessoa tão querida e alegre. Saudades da Iracele", disse visivelmente emocionado.
Na ocasião, foi exibido um vídeo, produzido pela SJTO, com depoimentos que resumiram o sentimento de gratidão e as boas lembranças de colegas que viveram momentos importantes ao lado de Iracele Barros. O filho de Iracele, Luciano Leite de Castro, e colegas da SJGO também prestaram homenagens .
Durante sua fala, Ricardo Antonio, leu um poema feito pelo colega e servidor, César Alencar, especialmente para a homenagem prestada à Iracele:
Deus tem um propósito para cada uma das vidas
Cada novo amanhecer
Cada estrela mais sozinha
Deus anuncia seus desígnios
Na simplicidade da tarde
No mistério da noite
No louvor do dia
Deus permite sua bondade
No extremo da beleza das flores
E tudo é Deus
Sua promessa
É que nos sustenta
De tanta misericórdia
A presença ou a ausência
Não são de Deus
Deus é eternidade
Deus nos ama tanto
Que nos guarda entre nós e
Para nós
Seus amados
Obrigado, Senhor, por Iracele
(César Alencar, novembro de 2022)