Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/10/2008 -

Caem acidentes com vítimas em Palmas

Caem acidentes com vítimas em Palmas

Lei Seca - Dado é de levantamento do Denatran, realizado
de julho a agosto; redução na capital foi de 59%

Eduardo Lobo
Palmas

O número de acidentes de trânsito com feridos em Palmas reduziu em 59% no período pós-Lei Seca (julho e agosto) se comparado com o mesmo período em 2007. O levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi divulgado ontem e reúne dados de julho e agosto de 15 capitais e os compara com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 13.459 acidentes com vítimas, ante 13.672 de 2007 - uma queda de 1,5%. O número de mortes no trânsito caiu 7% - de 1.055 para 981.

Segundo o relatório, além de Palmas, cujo estudo mostra que foi a capital brasileira que mais reduziu o número de acidentes com vítimas, sendo 282 em 2007 e 117 neste ano, entre as cidades que apresentaram queda no índice estão São Paulo (SP), Teresina (PI) e Belém (PA). A cidade do Rio de Janeiro (RJ) registrou queda de 30% no número de mortes.

A pesquisa aponta ainda que as autuações referentes à condução de veículo sob efeito de bebida alcoólica cresceram de 2.685 para 4.330 registros em todo o País. Dados da Polícia Militar (PM) do Tocantins informam que, entre os meses de julho, agosto e setembro deste ano, 136 pessoas foram multadas por conduzir embriagadas no Tocantins. Elas tiveram a CNH recolhidas e encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Todas estas pessoas também foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos legais.

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran), Joaquim de Sena Balduíno, diz que a notícia de redução no número de acidentes com feridos em Palmas foi boa e esperada, pelo fato do trabalho da educação no trânsito desenvolvido pelo órgão. Ele acrescenta que a Lei Seca veio para conscientizar a população e que os órgãos devem continuar a fiscalização, para que os números de acidentes seja diminuídos sempre mais. ?A Lei Seca precisa da continuação da fiscalização, para que não seja uma lei morta?, afirma.

BAFÔMETRO
Ao questionamento sobre a compra de bafômetros e como seria possível afirmar que a redução observada pelo Denatran é decorrente da Lei Seca, Balduíno diz que o caso dos bafômetros passam por questões burocráticas. Ele frisa que o Estado ganhou quatro aparelhos, contudo ainda não foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e ainda não podem ser utilizados na fiscalização. O posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí também está com o mesmo problema do Detran-TO, o bafômetro foi para aferição e ainda não retornou. ?Estamos tendo dificuldades como todos os estados na questão dos bafômetros?, diz.

?Houve um aumento de morte, atribuo isso ao aumento da frota. O Estudo não informa se os envolvidos em acidentes estavam alcoolizadas ou não?, disse. ?A pesquisa não mostra isso, mostra que houve um aumento de vítimas fatais, o que atribuo ao aumento de frota, principalmente de motocicletas. O aumento da frota de motocicletas tem causado o aumento de vítimas no trânsito?, ressalta.

DADOS
Já os dados da PM do Tocantins revelam que se o número de mortes diminuiu, os acidentes de outros tipos tiveram alta. De acordo dados da PM, na Capital, entre os meses de junho e setembro de 2008 foram registrados 1.691 acidentes de trânsito, entre eles 1.077 com e 610 sem vítimas, mais quatro do tipo fatal. Já em 2007, os acidentes foram menos freqüentes (1.321), sendo 491 com e 818 sem vítimas, além de 12 acidentes com morte. Os números revelam que houve um aumento de 370 casos em 2008, período pós-Lei Seca.

De acordo com o diretor de Trânsito da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas, Manoel Messias Dias Pinto, fiscalizações estão sendo realizadas à noite. ?O condutor que estiver colocando o trânsito e vidas em perigo nós vamos deter, mas o bafômetro é competência da PM e Detran?, afirma. Uma reunião, segundo Dias Pinto, foi realizada na última quarta-feira, para discutir as operações de trânsito noturnas. Conforme ele, nesta segunda-feira haverá uma reunião entre vários órgãos ligados a área. ?As ações contínuas serão decididas na reunião de segunda-feira?, diz.


85 visualizações