Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/11/2008 -

Casa Civil diz que projeto do governo não visa criar cargos nem trata de comissionados

Casa Civil diz que projeto do governo não visa criar cargos nem trata de comissionados

Da Redação

A Casa Civil do Esatdo do Tocantins se pronunciou, por meio de nota, sobre o projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa que trata de contratações temporárias pelo poder Executivo. A nota afirma que, com o projeto, o ?Poder Executivo ?não cria cargos?, nem tampouco trata da questão dos cargos comissionados?.

Segundo a Casa Civil, o objetivo do projeto é adequar a Lei Estadual nº. 1.053, de março de 1999, que trata sobre a contratação temporária, à Constituição Federal. ?Com esse projeto, o governo cria uma lei mais adequada, seguindo normas constitucionais? afirma.

Confira a íntegra da nota:

?Sobre a matéria ?Governo pede autorização para contratar mais comissionados?, publicada no Portal Cleber Toledo nesta quarta-feira, 5 de novembro de 2008, a Casa Civil do Estado do Tocantins esclarece que:

O Projeto de Lei nº. 44, acerca da contratação temporária de pessoal no serviço público do Poder Executivo ?não cria novos cargos?, nem tampouco trata da questão dos cargos comissionados.

O objetivo principal da proposta é adequar a Lei Estadual nº. 1.053, de março de 1999, que trata sobre a contratação temporária, aos preceitos existentes no art. 37, inciso IX, da Constituição Federal, onde determina que a Lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de? excepcional interesse público?, o que não consta na atual Lei.

Ainda, a proposta apresentada traz outras inovações em relação a Lei 1.053/99 quando institui critérios para a prorrogação do contrato temporário, a possibilidade de rescisão do contrato, a vedação aos Órgãos ou Entidades de não atribuir aos contratados funções ou encargos não previstos no contrato e o valor da remuneração a ser atribuído ao pessoal contratado.

Com esse projeto, o governo cria uma lei mais adequada, seguindo normas constitucionais como por exemplo: a Lei do Governo Federal n.° 8.745, de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado. A referida Lei já foi adotada por vários Estados da Federação.?


60 visualizações