Cleber Toledo
Da Redação
A Secretaria Estadual de Saúde vai trocar os comissionados pelos concursados, com o certame anunciado agora há pouco, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. A pasta possui 1.218 comissionados e é este o número de vagas que estará sendo oferecido no concurso, cujo edital foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 16. Com esse certame, sobem para 7.750 vagas oferecidas pelo Estado, já que o concurso do quadro geral estará selecionando 6.352 profissionais.
As inscrições para o concurso da Sesau - pelo site http://sesau.unitins.br - serão recebidas somente pela internet, entre as 10 horas do dia 13 de janeiro e 23h59 do dia 22 janeiro. O pagamento da taxa - R$ 90 para nível superior e R$ 60 para nível médio - deve ser efetuado até o dia 23 de janeiro, no horário de funcionamento das agências bancárias e casas lotéricas.
As provas serão compostas por 50 questões, sendo 15 sobre língua portuguesa, 15 sobre conhecimentos gerais e 20 sobre conhecimento específico. A data da realização das provas deve ser divulgada após o encerramento das incrições.
O concurso será elaborado, organizado e realizado pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), conforme prevê lei estadual, segundo informou a secretária estadual de Administração, Sandra Gondim.
Cadastro de reserva
Uma das inovações desses concursos do governo, segundo Sandra, é o cadastro de reserva. Ou seja, preenchidas todas as vagas abertas, o governo poderá, conforme a necessidade, convocar outros classificados dentro de um prazo de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.
A secretária afirmou que, com o concurso da educação, que deve ser realizado no segundo semestre de 2009, todos os cargos comissionados, cuja contratação foi considerada irregular pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deverão ser substituídos. São 25 mil comissionados, mas, destes, cerca de 5 mil são de servidores efetivos que ocupam cargos comissionados.
A situação de outras 6 mil pessoas contratadas para serviços gerais ainda não está definida. Segundo a secretária, elas poderão ser mantidas no quadro do Estado como contratadas ou esses serviços poderão ser terceirizados.
Sobre o concurso da educação, a secretária afirmou que o edital será formatado no primeiro semestre de 2009 e sua realização está prevista para o segundo semestre.
_______________________
- Clique aqui para ler a íntegra do edital no Diário Oficial do Estado (ao acessar o Diário, vá até a seção da Secretaria da Administração)