25/04/23 11:05
A solenidade de abertura oficial da Correição Geral Ordinária de 2023, na Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), realizada na tarde desta segunda-feira (24), também foi a ocasião escolhida para a comemoração dos 31 anos de instalação da Justiça Federal no Tocantins, que teve sua sede inaugurada, em Palmas (TO), em 8 de maio de 1992. O evento contou com a entrega de premiações pela produtividade das varas e com a inauguração do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica.
Para o corregedor Regional da Justiça Federal da 1a Região, desembargador federal, Néviton Guedes, o sentido que tem inspirado as correições na 1a Região é a colaboração. "A dedicação e a entrega dos magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço é uma qualidade, uma característica que marca a Justiça Federal, especialmente da 1a Região, em todas as unidades", destacou durante sua fala realizada por meio de videoconferência já que o Desembargador Federal não pôde estar presente em virtude do falecimento de sua mãe, ocorrido no último sábado (22).
O diretor do Foro da SJTO, juiz federal José Márcio da Silveira e Silva disse que no Tocantins o clima organizacional é favorável para o bom desempenho do trabalho. "Nada melhor para comemorar essa data (aniversário de instalação da SJTO) do que receber do Tribunal o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado. Agradeço, nesta oportunidade, o empenho dos magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários por essa conquista (do Selo Estratégia em Ação). Temos consciência da importância do trabalho que realizamos para a sociedade", ressaltou.
"Nas tomadas de decisões rotineiras, nós temos que saber as questões peculiares de cada Seção Judiciária e nada melhor do que na abertura da Correição", afirmou o secretário-geral da Presidência do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1), juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes, que representou o presidente do Tribunal, desembargador federal José Amilcar Machado.
Presenças
Também participaram da solenidade: os juízes federais em auxílio à Corregedoria da 1a região, Naiber Pontes de Almeida e José Godinho Filho; o vice-diretor do Foro da SJTO, juiz federal Bruno César Bandeira Apolinário; os juízes federais da SJTO, Adelmar Aires Pimenta; Diogo Souza Santa Cecília; Fabrício Bressan, Eduardo de Melo Gama; Gabriel Brum Teixeira; Célia Regina Ody Bernardes; os juízes federais da Subseção Judiciária de Araguaína, Victor Curado e Wilton Sobrinho; o juiz federal da Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi, Eduardo Ribeiro; o procurador-chefe da Advocacia da União no Tocantins, Leonardo Tarragô Rodrigues; e o procurador-chefe da Procuradoria Federal no Tocantins, Tiago Maurelli Jubran de Lima.
Selo Estratégia em Ação
Na oportunidade, foram entregues os certificados referentes ao Selo Estratégia em Ação, oferecido pelo TRF1 às unidades da Justiça Federal presentes nos 13 estados que compõem a 1ª Região e que conseguem atingir as metas do Judiciário. Pelo terceiro ano consecutivo, a SJTO foi a única a conseguir o Selo Diamante - premiação máxima do Programa. Todas as varas e relatorias da Turma Recursal da Justiça Federal no Tocantins foram premiadas na modalidade que avalia o desempenho individual de cada unidade jurisdicional. Foram 11 selos, sendo seis na categoria Diamante, quatro na categoria Ouro e um na Prata.
Modalidade Seções Judiciárias:
Seção Judiciária do Tocantins: pontuação 89,0 - Selo Diamante
Seção Judiciária de Roraima: pontuação 86,67 - Selo Ouro
Seções Judiciárias de Goiás: pontuação 86,50 - Selo Prata
Seção Judiciária de Amapá: pontuação 84,67- Selo Bronze
Modalidade Unidades Judiciárias:
Selo Diamante
3ª Vara Federal - SJTO, Palmas
5ª Vara Federal (JEF) - SJTO, Palmas
Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi
1ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins
2ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins
3ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins
Selo Ouro
1ª Vara Federal - SJTO, Palmas
2ª Vara Federal - SJTO, Palmas
4ª Vara Federal - SJTO, Palmas
1ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína
Selo Prata
2ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína