27/06/13 13:05
Ascom/JFTO
A Justiça Federal no Tocantins comemorou no último dia 24 a inauguração de sua nova sede em Palmas e a instalação da 4ª Vara Federal, especializada em matéria criminal com Juizado Especial Federal adjunto.
A solenidade foi dirigida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, que, ao lado da diretora do foro da Seção Judiciária do Tocantins, juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, comemorou o feito. “É para Tocantins, com suas belezas e riquezas, que entregamos uma nova sede e instalamos mais uma vara federal”, disse o presidente.
Em seu discurso, a diretora do foro, juíza federal Denise Drumond, lembrou a trajetória da Justiça Federal no Estado. “Este, que foi o primeiro prédio público federal a se instalar aqui em 1992, cresceu junto com esta Capital e com o Tocantins” discorreu a magistrada destacando a importância do momento. “Que nesta Casa de Justiça que hoje se inaugura, construir a verdadeira justiça, que dignifica todo homem, esta seja sua maior obra” completou.
Ainda seu pronunciamento, a magistrada defendeu também a necessidade da instalação de mais uma Vara Federal em Araguaína “Uma das regiões mais punjantes do estado, de economia efevercente, precisa de uma 2ª vara, pois conta hoje com cerca de 18.000 processos e apenas uma vara” ilustrou, acrescentando que já existem iniciativas para que as Subseções de Araguaína e Gurupi também conquistem suas sedes próprias.
4ª Vara Federal
Sobre a instalação da 4ª Vara Federal, a diretora do foro destacou a relevância da especialização. “A especialização dessa nova vara retrata a magnitude da atuação da Justiça Federal no combate ao crime, a resposta à necessidade de se incrementar à percepção penal, dando agilidade às demandas penais”, afirmou.
A magistrada também assinalou algumas vantagens que virão com a nova vara federal: “A celeridade dos processos criminais e a satisfação desse clamor popular por justiça para que não haja impunidade com a prescrição de processos”.
Para o presidente do TRF da 1ª Região, a especialização da 4.ª Vara em matéria criminal vai trazer mais agilidade no julgamento de feitos dessa natureza, além de aliviar as demais unidades da Seccional. “A vara que hoje instalamos vem para desafogar as demais unidades da Seção Judiciária”, explicou o desembargador federal Mário César Ribeiro.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados magistrados e servidores que contribuíram com a construção do Edifício. Também receberam homenagens Senadores e Deputados Federais da bancada tocantinense pela destinação de emendas parlamentares para a construção do prédio.
Autoridades
Além do presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro e da diretora do foro da Seção Judiciária do Tocantins, juíza federal Denise Drumond, a mesa solene foi composta pelo vice-governador, João Oliveira, representando o Governo do Estado; o deputado estadual Carlão da Saneatins, representando a Assembléia Legislativa; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente; o senador Vicentinho Alves e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, José Roberto Torres, representando a Prefeitura de Palmas.
Também prestigiaram a solenidade parlamentares tocantinenses; membros e representantes do Ministério Público; magistrados e ex-magistrados da Seção Judiciária e servidores do órgão.