Sucessão - Ministro da Justiça, que acalentava sonho de
ser o escolhido, disse que escolha de Lula já é ?visível?
João Domingos (AE)
Brasília
Marcello Casal Jr. ABr
Tarso genro vê preferência do presidente lula pela ministra dilma |
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai trabalhar, no PT, para que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) seja indicada candidata à sucessão presidencial em 2010. A informação foi dada por Tarso numa entrevista à Agência Brasil . Tarso se excluiu da disputa. Ele, que já acalentou o sonho de ser o escolhido, envolveu-se em muita confusão, como a tentativa de mudar a Lei de Anistia, além de ter uma disputa pessoal e política com a ministra Dilma. Sentiu-se alijado do processo.
Na entrevista, Tarso disse que, como membro do governo, ?subordinado politicamente?, deve ?respeitar a escolha do presidente?. E reconheceu que a escolha é ?visível?. ?É a ministra Dilma?, afirmou, ao ser perguntado a respeito de quem o presidente Lula escolheu.
Tarso Genro disse que o PT saiu fortalecido das eleições municipais, pois nas grandes regiões metropolitanas aumentou em aproximadamente 30% o número de prefeitos. Isso, de acordo com o ministro, ?reforça a continuidade do projeto representado pelo presidente Lula?, afirmou o ministro, na entrevista.
Ele previu que, apesar do crescimento e de ter amadurecido muito, o PT jamais será um partido unificado. ?Nunca chegará unificado em lugar nenhum, porque é um partido plural e tem, dentro de marcos programáticos, diferenças de inflexão sobre várias matérias. Mas chegará suficientemente forte para promover uma coalizão de centro-esquerda e dar continuidade ao trabalho do presidente?, afirmou.
A escolhida |
|
O ministro da Justiça, Tarso Genro, sinalizou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderá a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República em 2010. Em entrevista à Agência Brasil, Tarso afirmou perceber ?uma série de sinais? de que Lula fizera uma escolha a ser proposta ao PT. ?Ela é visível É a ministra Dilma?, afirmou. E aproveitou para endossar a opção do presidente por Dilma. ?Acho que é uma escolha boa, que tem condições de ser acolhida pelo partido e fazer uma grande campanha.? |