Com 170 processos na pauta de audiências, terá início nesta segunda-feira (21) na sede da Justiça Federal, em Palmas (TO), a Semana Nacional de Conciliação. Neste ano a novidade é que as audiências também serão conduzidas por conciliadores federais formados neste ano durante o primeiro curso oferecido pela Seção Judiciária do Tocantins (SJTO). Os trabalhos serão desenvolvidos pelo Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc), coordenado pela juíza federal Denise Drumond. As audiências serão relativas a processos da 1a e 2a Vara Federal, além da 3a e 5a Vara (Juizado Especial Federal e execuções fiscais).
A estrutura montada na sede da Justiça Federal, em Palmas, tem capacidade para garantir a realização de quatro audiências simultâneas, das 8h às 12h e das 14h às 18h durante os cinco dias da Semana Nacional de Conciliação. A diretora do Cejuc, Daty Manuela, explica que atualmente existem pautas fixas de audiências todos os meses na SJTO, fato que permitiu um avanço significativo na celeridade dos trabalho de conciliação. "Esse baixo número de audiências durante a Semana é fruto de um trabalho que permitiu com que não tenhamos mais o acúmulo de processos no Cejuc", comemora.
A Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os demais órgão do Judiciário, para resolver, de forma pacífica e por meio de acordos, o maior número possível de processos.
Samuel Daltan/Ascom JFTO
Ascom.to@trf1.jus.br
(63) 3218-3867