O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins promoveu quinta e sexta-feira, 13 e 14, um treinamento com servidores e prestadores de serviço da Justiça Federal com o objetivo de capacitar a brigada de incêndio do órgão. No total, 39 pessoas participaram do curso, cuja finalidade é proporcionar aos seus integrantes a capacitação para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros.
De acordo com o ministrante do curso, 2º Tenente Carlos Roberto de Almeida, “A necessidade da brigada e número de brigadistas varia de acordo com as características do imóvel. Para esta determinação observamos a área construída, a atividade desenvolvida, e a população fixa na edificação. No Estado do Tocantins, o cálculo é feito com base em tabela constante na Norma Técnica nº 12 do Corpo de Bombeiros” explica.
Para Almeida, a ação dos brigadistas é fundamental nas medidas que antecedem a ação do Corpo de Bombeiros. “Além da função da prevenção contra os sinistros, os brigadistas prestam os primeiros atendimentos em uma situação emergencial evitando, assim, o caos e minimizando os danos pessoais e patrimoniais”, destaca.
Os servidores participantes aprovaram a realização do treinamento e garantiram que agora se sentem mais preparados para reagir em situações adversas. “As lições repassadas são importantíssimas para qualquer pessoa, porque ensinam a lidar com pequenos incêndios, saber o que fazer em situações de emergência e, principalmente, controlar o pânico” relatou o analista judiciário, Raphael Elias Cardoso.
Inauguração
O treinamento também faz parte de uma das exigências do Corpo de Bombeiros para liberação do Certificado de Regularidade da nova Sede da Justiça Federal, que será inaugurada no próximo dia 24 de junho.
A nova Sede da Justiça Federal, que fica ao lado da atual, tem 6.545,85m² de área construída divididos em 6 pavimentos e subsolo. O prédio abrigará 2 Varas Federais além de parte da estrutura administrativa do órgão.