Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/12/2013 -

SJTO conclui JEF Itinerante no Jalapão e apresenta balanço da ação

SJTO conclui JEF Itinerante no Jalapão e apresenta balanço da ação

03/12/13 18:21

Wellington Antenor

A Seção Judiciária do Tocantins concluiu na última sexta-feira (29) a 3ª etapa do Juizado Especial Itinerante (JEFIT) na Região do Jalapão. O evento, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de novembro no município de Mateiros, atendeu também a população de quatro outras cidades: Lizarda, São Félix, Centenário e Recursolândia.

As Requisições de Pequeno Valor (RPVs) emitidas somaram R$ 786.368,40 e o número de acordos superou as expectativas da organização, totalizando 83% dos casos. No restante, 19 foram julgadas procedentes; 26 improcedentes; 1 parcialmente procedente; 1 extinção sem resolução do mérito em audiência (desistência) e 45 extinção sem resolução do mérito (não comparecimento da parte autora). Foram realizadas 281 audiências das 326 previstas inicialmente.

O coordenador em exercício do JEF no Tocantins, juiz federal substituto da 3ª Vara, Rafael de Sousa Branquinho e Assis, destacou a singularidade da ação e o número expressivo de acordos. “O Itinerante nesta região possui várias peculiaridades e nosso foco principal não se pautou no quantitativo de processos, mas na facilitação do acesso à Justiça. O saldo da ação foi extremamente positivo e obtivemos um número expressivo de acordos”, avaliou o magistrado.

Para o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, que também participou da ação, o Itinerante é uma oportunidade para que a população tenha seus direitos reconhecidos. “Sabemos da importância de uma ação como esta, porque embora a justiça tenha promovido a interiorização no Estado, ainda existem municípios que ela não alcança, são locais muito longínquos. Como é o caso desta região, que possui uma população carente. Faltam documentos, instrução e orientação. Muitos sequer sabem do direito que possuem”, concluiu.

Melhoria de Vida
O Itinerante é, também, um fator de transformação social. O valor em RPVs, que circulará na região após o evento, é 24 vezes maior que o PIB per capita do município de Mateiros.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população dos cinco municípios atendidos nesta ação é de 14.520 habitantes que vivem com cerca de 255,00 mensais por pessoa. A cidade de Mateiros, que sediou o evento, possui o 3º maior índice de pobreza do Estado, 81,54%.


61 visualizações