21/03/2017 - SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE: Metas de sustentabilidade 2016 são cumpridas pela Justiça Federal no Amapá
A Seção Judiciária do Amapá comemora o resultado positivo das ações desenvolvidas no ano de 2016 para a racionalização de gastos e consumo consciente de materiais e serviços, conforme previsto na Resolução CNJ 201/2015 e em seu Plano de Logística Sustentável (PLS-SJAP).
Segundo o Relatório de Desempenho de Metas do PLS-SJAP (2016), a Seccional foi além das metas estipuladas para alguns temas, conseguindo reduzir em 44,5% o consumo de papel; 58,6% o consumo de copos descartáveis; 63,5% o consumo de toner; 8,3% o consumo de energia elétrica e 8,2% o consumo de combustível. Houve, ainda, aumento significativo na participação de servidores em ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho (27,4%) e em ações capacitação e sensibilização para a sustentabilidade (65,7%).
O relatório informa, ainda, outras iniciativas de destaque como a implantação do gerenciamento de resíduos sólidos gerados no edifício-sede da SJAP. A redução no consumo de alguns itens, especialmente de copos descartáveis, a separação dos resíduos pelos setores e o encaminhamento desse material para reciclagem trouxe significativa redução do volume que era destinado ao aterro controlado de Macapá. Dessa forma, somente nos últimos 5 meses de 2016, foram encaminhadas para reciclagem cerca de 3,5 toneladas de resíduos.
Nesse caminhar, todo o resíduo resultante dos trabalhos de eliminação de autos findos também teve sua destinação obedecendo aos critérios de responsabilidade social e de preservação ambiental, com a reciclagem (fragmentação do papel, plástico das capas e colchetes) e reutilização de caixas de plástico que acondicionavam autos findos (resíduo ainda servível). Assim, mais de 400 caixas foram doadas à Secretaria de Educação do Município de Macapá (SEMED). “O material será distribuído para diversas escolas municipais. Será muito bem-vindo”, comentou Adelson Guedes, Chefe do Setor de Transporte da SEMED, ao receber as caixas.
A atuação da SJAP quanto à superação de metas estabelecidas, em 2016, destacou-se com resultados positivos tanto na área administrativa, como demonstrado no relatório do PLS, quanto na judiciária. O desempenho da Seccional no julgamento de processos em 2016 foi superior em 55,8% em comparação à quantidade de sentenças proferidas no ano de 2015, fazendo com a Seccional conquistasse o selo prata da premiação “Selo Estratégia em Ação” do TRF1. Assim, o trabalho desenvolvido é reflexo do esforço de todos para o alcance de eficiência e eficácia no serviço jurisdicional oferecido ao cidadão, expressando compromissos efetivos para o uso racional dos recursos naturais e qualidade ambiental propícia à vida.
Secos/SJAP
Com informações da SEMAD/SJAP
61 visualizações